Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Loughborough University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | San Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Jagiellonian University | - |
Autor(es): dc.creator | Štětka, Václav | - |
Autor(es): dc.creator | Brandao, Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Tóth, Fanni | - |
Autor(es): dc.creator | Mihelj, Sabina | - |
Autor(es): dc.creator | Rothberg, Danilo | - |
Autor(es): dc.creator | Hallin, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Klimkiewicz, Beata | - |
Autor(es): dc.creator | Ferracioli, Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:50:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:50:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1177/19401612241302755 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305704 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305704 | - |
Descrição: dc.description | The COVID-19 pandemic was accompanied by an unprecedented influx of misinformation often with adverse impact on the effectiveness of institutional responses to the health crisis. However, relatively little is still known about the factors that may have facilitated the proliferation and public acceptance of misinformation related to the virus or to the government’s anti-pandemic measures, particularly in comparative perspective. Utilizing data collected by a representative cross-country survey (N = 5,000) in four countries led by populist leaders during the pandemic—Brazil, Poland, Serbia, and the United States—this study explores the links between three mutually interrelated factors, namely media usage across different platforms, affinity to populism, and trust in scientific expertise, and people’s beliefs in selected COVID-related misinformation. The findings show that preexisting attitudes, especially affinity to populism and mistrust in experts, are generally stronger predictors of people’s likelihood to endorse misinformation related to the pandemic than their news consumption patterns. Nevertheless, the analysis also indicates an important role played by exposure to specific media brands, particularly those promoting a skeptical stance toward preventive measures and COVID-19 vaccines, as well as messaging apps, which display stronger relationship with misinformation beliefs than social networking sites. The article concludes by discussing implications for practical efforts to combat misinformation, especially during a health crisis. | - |
Descrição: dc.description | Loughborough University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Sao Paulo | - |
Descrição: dc.description | University of California San Diego | - |
Descrição: dc.description | Jagiellonian University | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University, Sao Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Press/Politics | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | expert trust | - |
Palavras-chave: dc.subject | misinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | news consumption | - |
Palavras-chave: dc.subject | populism | - |
Título: dc.title | Beyond Social Media: The Influence of News Consumption, Populism, and Expert Trust on Belief in COVID-19 Misinformation | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: