
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Estadual Norte Parana UENP | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Estadual Norte Parana | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Inez da Silva, Karen Luana | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva Maia, Jorge Sobral da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:23:23Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:23:23Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305693 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305693 | - |
| Descrição: dc.description | This article discusses the challenges and perspectives existing in biology teaching in public school context, when talking about climate changing, based on Critical Environmental Education (EAC) which is reason edon the theoretical-methodological assumptions in Historical-CriticalPedagogy (PHC) and historical-dialectical materialism. By monitoring the teaching process, with a semi-structured interview of biology teacher, this article discusses the complexity in a relation between climate change and public education in general, and the biology teaching specifically. The thoughts brough there are articulated with the possibilities that biology teaching introduces, with the contribution to the debate related to climate emergency, if guided by a pedagogical theory that aims the historical-critical foundations appropriation for social transformation, beyond the conservatism and reductionism existing in this discussions involving the socio-environmental issue in Brazil. Keywords: Historical-CriticalPedagogy, schoolpraxis, socio-environmental crisis. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Norte Parana UENP, Lab Ensino Pesquisa Educ Ciencia LEPEC, Jacarezinho, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Norte Parana, Programas Posgrad Ciencias Juridicas, Ctr Ciencias Sociais Aplicadas, Programa Posgrad Educ,Ctr Ciencias Humanas, Jacarezinho, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Ciencias UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista UNESP, Programa Posgrad Educ Ciencias UNESP, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 218-236 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Federal Univ Rio Grande, Inst Education | - |
| Relação: dc.relation | Remea-revista Eletronica Do Mestrado Em Educacao Ambiental | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historical-CriticalPedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | schoolpraxis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | socio-environmental crisis. | - |
| Título: dc.title | Climate changing and critical environmental education in a public school contexto through biology teaching | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: