Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Diego | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Gustavo Henrique Romeu | - |
Autor(es): dc.creator | de Lacerda Pereira, Gustavo Rorato Tonizza | - |
Autor(es): dc.creator | Mathias, Mauro Hugo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:36:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:36:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305627 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305627 | - |
Descrição: dc.description | This article offers a comprehensive analysis of the implications of ISO/IEC 17025 accreditation for university laboratories operating within the energy and environmental sectors. Through bibliographical research, database development and generation of comparative indicators, it was possible to identify the current scenario, resulting in a quantitative analysis. The research had a scope comparing Brazil with Austria, Germany, and Switzerland, countries in Europe characterized by a shared cultural similarity. Brazil leads with the largest number of laboratories in energy and environment sector; however, Austria is the country with the highest proportion of university laboratories when compared to the total number of laboratories. Furthermore, it was possible to verify that this standard accredits laboratories to participate in numerous projects, boosting the number of scientific projects and research. | - |
Descrição: dc.description | Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis | - |
Descrição: dc.description | Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Engineering and Sciences | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University (UNESP) School of Engineering and Sciences | - |
Formato: dc.format | 234-244 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | International Journal of Engineering Education | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | energy and environment sector | - |
Palavras-chave: dc.subject | engineering university laboratories | - |
Palavras-chave: dc.subject | ISO/IEC 17025 | - |
Palavras-chave: dc.subject | laboratory accreditation | - |
Título: dc.title | Comparison of the Accreditation Status of Energy and Environment Laboratories in Brazilian, Austrian, German, and Swiss Universities | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: