Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Camila Elidia Messias Dos | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, Vera Lucia Messias Fialho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:29:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:29:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-26 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/2175-35392023-245254 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305592 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305592 | - |
Descrição: dc.description | En la investigación se trata de una revisión sistemática de estudios brasileños. El objetivo es analizar los artículos desarrollados sobre consultoría colaborativa en la perspectiva de la inclusión escolar, considerando el año y el área de publicación de los artículos, el tipo de trabajo que realizan, los consultores involucrados, la metodología utilizada y las características de los alumnos Público-Objetivo de la Educación Especial (PAEE). Se utilizaron los descriptores: consultoría colaborativa; inclusión; inclusión escolar y educación especial, en conjunto con los operadores booleanos “AND”. Las búsquedas se realizaron en el portal del periódico de la CAPES, en el Google Académico y en el Portal Regional de la BVS. Se identificaron 409 artículos y 25 de ellos satisficieron el criterio de elegibilidad. Se leyeron los artículos en la íntegra y categorizados con base en un protocolo elaborado para esta investigación. Los estudios evidenciaron la contribución de investigaciones recientes sobre el tema, principalmente producidas por investigadores asociados a la UFSCar. | - |
Descrição: dc.description | A pesquisa trata de uma revisão sistemática de estudos brasileiros. O objetivo consistiu em analisar os artigos desenvolvidos sobre consultoria colaborativa na perspectiva da inclusão escolar, considerando o ano e a área de publicação dos artigos, o tipo de trabalho que realizam, os consultores envolvidos, a metodologia utilizada e as características dos alunos Público-Alvo da Educação Especial (PAEE). Os descritores utilizados foram: consultoria colaborativa; inclusão; inclusão escolar e educação especial, em conjunto com os operadores booleanos “AND”. As buscas foram realizadas no portal do periódico da CAPES, no Google Acadêmico e no Portal Regional da BVS. Foram identificados 409 artigos e 25 deles satisfizeram o critério de elegibilidade. Os artigos foram lidos na íntegra e categorizados com base em um protocolo elaborado para esta investigação. Os estudos evidenciaram a contribuição de pesquisas recentes sobre o assunto, principalmente produzidas por pesquisadores associados à UFSCar. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 001 | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) | - |
Relação: dc.relation | Psicologia Escolar e Educacional | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | consultoria colaborativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | revisão de literatura | - |
Título: dc.title | CONSULTORIA COLABORATIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS | - |
Título: dc.title | Consultoría colaborativa y educación inclusiva: una revisión sistemática de estudios brasileños | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: