
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | de Almeida, Maria José P. M. | - |
| Autor(es): dc.creator | Nardi, Roberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:56:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:56:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-01-19 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1163/9789004409088_001 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305567 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305567 | - |
| Descrição: dc.description | In this chapter, we describe some aspects of science education research in Brazil, highlighting historical aspects, researchers' representations and the state of art of this area of study. We adopted the position of Science Education researchers who, for many years, have witnessed the constitution, growth and consolidation of this area as an investigation field. From this viewpoint, it is clear to us that this constitution did not occur in the same way, or attained the same degree of growth in different Latin American countries, and we cannot even say that it is equally disseminated in different regions of a country. In turn, it is not our intention to speak in the name of a block of countries, the total area of which exceeds 20 million square kilometers, and in which more than 600 million inhabitants live. We would like to stress, also, the relevance that a detailed survey of events, institutions, research groups and journals in each of the countries of the block would have for the Science Education field. A complete record of this memory would not only contribute to acknowledging the relevance of all that has been done, but could also increment the large number of interactions already existing in the region. A study like that is a desirable and huge task. However, the intention here is merely to highlight some factors that may somehow justify such a study. For this, we concentrate on Brazilian institutions, events and journals, Regarding which we count on a larger amount of information. We thus intend to exemplify some of the factors associated to the origins, growth and consolidation of the Science Education area in Brazil. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | State Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | School of Sciences State University of São Paulo (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | School of Sciences State University of São Paulo (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 3-19 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Science Education Research in Latin America | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science education in Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science education research in Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Science education research memories | - |
| Título: dc.title | Science education research in Brazil: Historical aspects, researchers' representations, and the state of the art | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: