
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Reg Integrada Alto Uruguai & Missoes | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Pampa | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Guerin Junior, Claudi | - |
| Autor(es): dc.creator | Cunha, Fernando Icaro Jorge | - |
| Autor(es): dc.creator | Dinardi, Ailton Jesus | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:50:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:50:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305566 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305566 | - |
| Descrição: dc.description | Textbooks can become excellent allies in the teaching and learning process, as long as they address issues related to the school context and contribute to a methodology focused on student protagonist. In view of this statement, this article aims to analyze a sample of Science textbooks regarding the insertion of pedagogical activities that facilitate Science Teaching. This study can be considered qualitative research, of the exploratory type, because from a collection of textbooks on Sciences, categories of analysis of the textbook were elaborated regarding the relationship between theory and practice and the search for activities such as didactic games and practical classes, that could have a positive impact on teaching practice. The data collected show us that all the books in the collection dedicate a space to a didactic activity to be carried out in a formal and non-formal teaching space, however, in the analysis of the same, no didactic game was found, and the game can be an artifice. facilitator of learning as a viable alternative for the improvement of the teaching and learning process. Based on the absence of didactic games in the textbook collection, a booklet was built, available in print and digital format, with suggestions of playful activities that facilitate learning, making classes more interactive and dynamic. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Reg Integrada Alto Uruguai & Missoes, Rede Estadual Ensino Rio Grande Sul, Ciencias Biol, Erechim, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Pampa, Campus Uruguaiana, Educ Ciencias, Bage, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 133-157 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
| Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Activities | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextualization | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Biology and Science | - |
| Título: dc.title | POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO À LUZ DOS LIVROS DIDÁTICOS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: