Educação Financeira e Justiça Social: reflexões no âmbito da Educação Matemática

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.contributorUFPE-
Autor(es): dc.creatorMazzi, Lucas Carato-
Autor(es): dc.creatorHartmann, Andrei Luís Berres-
Autor(es): dc.creatorPessoa, Cristiane Azevedo Dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T23:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T23:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-27-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a240044-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/305510-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305510-
Descrição: dc.descriptionA Educação Financeira, debatida inicialmente a partir dos anos 2000 pelas ações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, ganhou força no Brasil com a Estratégia Nacional de Educação Financeira e, mais recentemente, com a inclusão dessa temática na Base Nacional Comum Curricular. Acerca daquela, ideias no contexto nacional e mundial ainda compactuam com uma Educação Financeira do investimento, da responsabilização única e exclusiva do indivíduo pelas questões financeiras. Apesar de mais de 20 anos de problematizações em torno da Educação Financeira, esse tema carece de teorizações e indicativas que promovam a Educação Financeira com um viés crítico, social e democrático, rumo à Justiça Social. Qual Educação Financeira, no contexto da Educação Matemática, que nos permite uma Educação para a Justiça Social? Essa é uma das perguntas que nos fizemos e, consequentemente, nos guia nas reflexões de cunho teórico que apresentamos neste artigo. Ou seja, a partir de resultados de estudos, leituras, debates e publicações que temos realizado ao longo de anos de pesquisa em Educação Financeira, objetivamos teorizar sobre a Educação Financeira para a Justiça Social, a partir de referências nacionais e internacionais sobre a temática. Para tanto, dividimos este texto em quatro seções principais que abordam: uma breve contextualização da Educação Financeira, sobretudo de suas discussões no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista; um panorama da Educação Financeira no Brasil e no mundo, e das ideias em torno da Educação Financeira Escolar; aspectos teóricos de uma Educação para a Justiça Social; e, o que compreendermos ser uma Educação Financeira para a Justiça Social. Indicamos a Educação Financeira como potência para a Justiça Social ao incentivar as pessoas a assumirem papéis ativos com empoderamento, democracia e criticidade.-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Departamento de Matemática-
Descrição: dc.descriptionUNESP, FAPESP-
Descrição: dc.descriptionUFPE-
Descrição: dc.descriptionUNESP, Departamento de Matemática-
Descrição: dc.descriptionUNESP, FAPESP-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2021/11937-0-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 2023/02251-2-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUNESP - Universidade Estadual Paulista, Pró-Reitoria de Pesquisa; Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática-
Relação: dc.relationBolema: Boletim de Educação Matemática-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira-
Palavras-chave: dc.subjectJustiça Social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação para a Justiça Social-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática Crítica-
Título: dc.titleEducação Financeira e Justiça Social: reflexões no âmbito da Educação Matemática-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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