Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Centro Avançado de Pesquisa em Cana | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Georgia | - |
Autor(es): dc.contributor | Polo Centro Norte | - |
Autor(es): dc.creator | Betiol, Olavo | - |
Autor(es): dc.creator | Bolonhezi, Denizart | - |
Autor(es): dc.creator | Leal, Élcio Ríos Perez | - |
Autor(es): dc.creator | Gruener, Chandler Edwin | - |
Autor(es): dc.creator | Michelotto, Marcos Doniseti | - |
Autor(es): dc.creator | Furlani, Carlos Eduardo Angeli | - |
Autor(es): dc.creator | Ruiz, Fábio Fiori | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:30:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:30:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36783/18069657RBCS20230004 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305495 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305495 | - |
Descrição: dc.description | Conservation agriculture principles applied to peanut can reduce soil erosion and production costs when cultivated in rotation with sugarcane. Still, the problem with soil compaction is the leading cause of skepticism about the efficacy of this practice. This research aimed to study the effect of three soil management strategies compared with conventional for peanut cv. IAC-OL3, cultivated in rotation with sugarcane using the MEIOSI (method of intercropping occurring simultaneously) system for agronomic practices with additional analysis on changes in soil physics properties. The trial was conducted in 2019-2020 in Planalto municipality (São Paulo, Brazil) under a green-harvested sugarcane field, using a randomized complete block experimental design. The trial consisted of four soil management treatments (conventional tillage, minimum tillage with chisel, strip-tillage, and no-tillage) with five replications. Although no differences were verified in soil bulk density and porosity among treatments, the highest values of soil penetration resistance were observed in no-tillage treatment for all evaluations (before planting, at the beginning of flowering, and before and after harvesting) in comparison with conventional tillage. The difference in soil penetration resistance among the treatments diminished from planting to the end of the cycle. Furthermore, low soil disturbance and maximum covering with straw significantly increased the available water capacity and reduced the incidence and severity of groundnut ringspot virus (GRSV) on peanut plants. Consequently, both minimum-tillage and no-tillage have increased the pod yield on average by 695 and 991 kg ha-1 more than strip-tillage and conventional tillage, respectively, without differences in terms of quality and pod losses. | - |
Descrição: dc.description | Fundação Agrisus | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Engenharia Rural Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Instituto Agronômico de Campinas Centro Avançado de Pesquisa em Cana, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | University of Georgia Department of Crop and Soil Science | - |
Descrição: dc.description | Apta Polo Centro Norte, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Engenharia Rural, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Engenharia Rural Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Departamento de Engenharia Rural, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Fundação Agrisus: 2937/20 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Ciencia do Solo | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arachis hypogaea L | - |
Palavras-chave: dc.subject | groundnut ringspot virus (GRSV) | - |
Palavras-chave: dc.subject | no-tillage | - |
Palavras-chave: dc.subject | soil compaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | strip-tillage | - |
Título: dc.title | Conservation agriculture practices in a peanut cropping system: Effects on pod yield and soil penetration resistance | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: