Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Professor Edson Antônio Velano University | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Jataí | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Ribeirão Preto University | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Giuliano Roberto | - |
Autor(es): dc.creator | Terra, Gerusa Dias Siqueira Vilela | - |
Autor(es): dc.creator | de Oliveira, David Michel | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Eduardo Vignoto | - |
Autor(es): dc.creator | Zechin, Emerson José | - |
Autor(es): dc.creator | Soares, Arthur Rizzi | - |
Autor(es): dc.creator | Pessoa-Filho, Dalton Muller | - |
Autor(es): dc.creator | Neiva, Cassiano Merussi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:22:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:22:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/metabo14080422 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305472 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305472 | - |
Descrição: dc.description | Metabolic syndrome (MS) increases the risk of cardiovascular disease and affects children and adolescents. Butyrylcholinesterase (BChE) is an enzyme associated with obesity. The aim of this study was to investigate the effects of different physical training protocols on MS indicators and their relationship with BChE activity. This randomized clinical trial included 80 adolescents randomly assigned to 4 groups (CG: Control Group; ATG: Aerobic Training Group; STG: Strength Training Group; and CTG: Concurrent Training Group). The EFC, lipid profile, glycemia, waist circumference, and blood pressure were analyzed. With the exception of the CG, all the groups underwent training protocols for 12 consecutive weeks, 4 times a week, as follows: (ATG: 75% of heart rate on an electric treadmill; STG: 85% of 1 maximum repetition; CTG: 20 min of aerobic training at the same intensity as the ATG, and 20 min of resistance training in the same way as the STG). The training reduced MS-related biomarkers, such as the lipid profile, glycemia, waist circumference, and blood pressure. STG reduced BChE activity. The training methods led to improvements in the majority of the MS indicators. In addition, aerobic training significantly reduced BChE activity after a 12-week training protocol. The results suggest that different types of exercise can benefit MS. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Department of Physical Education Professor Edson Antônio Velano University, Minas Gerais | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Animal Bioscience Federal University of Jataí, Goiás | - |
Descrição: dc.description | Metabolism and Effort Physiology Laboratory Faculty of Science São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Human Developmental and Technologies São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | College of Physical Education Ribeirão Preto University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Human Sports Performance Optimization Laboratory Faculty of Science São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Metabolism and Effort Physiology Laboratory Faculty of Science São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Human Developmental and Technologies São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Human Sports Performance Optimization Laboratory Faculty of Science São Paulo State University, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.310463/2018–00 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Metabolites | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | butyrylcholinesterase | - |
Palavras-chave: dc.subject | cardiometabolic syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | dyslipidemias | - |
Palavras-chave: dc.subject | health of adolescents and youth | - |
Palavras-chave: dc.subject | physical activity | - |
Título: dc.title | Effects of Different Physical Training Protocols on Metabolic Syndrome Indicators and the Activity of Butyrylcholinesterase in Adolescents: A Randomized Clinical Trial | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: