Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Serviço de Genética Médica | - |
Autor(es): dc.contributor | Cognição e Ensino – INCT-ECCE | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Nathani Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Pinato, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Erlane M. | - |
Autor(es): dc.creator | Giacheti, Celia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:48:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:48:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.earlhumdev.2023.105842 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305471 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305471 | - |
Descrição: dc.description | Background: The characterization of the phenotype of children with congenital Zika virus syndrome (CZS) is an ongoing process, since many characteristics can only be described with the advancing age of children providing some insights into the long-term sequelae. Aims: To describe emerging findings on the impact of CZS on language development in children with CZS in a 4-year longitudinal study. Methods and procedures: 39 boys and 44 girls with CZS were allocated into four groups according to age ranging from 12 to 36 months. Language development was assessed using the Early Language Milestone Scale. Outcomes and results: Visual, expressive, and receptive auditory skills of patients were lower than expected for their age. Despite producing vowel sounds, they did not babble; despite present hearing, the majority of the children did not understand simple commands. In over 4 years of follow-up, there was no evolution in language parameters, with the children stagnating at the language skills corresponding to 3 months of age. Conclusions and implications: Most children with CZS are not able to produce vocalic sounds, but some may be able to communicate basic needs through alternative communication. What this paper adds?: Some babies with CZS died prenatally, at birth, or in the first year of life due to associated complications such as respiratory infection, dysphagia, and epilepsy. However, the functionality of the future remains uncertain for surviving babies. This study adds information about the impact of Zika Virus on the central nervous system and, consequently, the severity and complexity of the CZS language. Over 4 years of follow-up, no evolution in language parameters was observed in children with CSZ. Children with CZS demonstrate severe neurodevelopmental impairment, stagnating in language skills at the age of 3 months. In the future, some of them may be able to communicate their basic needs through alternative communication. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Descrição: dc.description | Hospital Infantil Albert Sabin (HIAS) Serviço de Genética Médica, CE | - |
Descrição: dc.description | Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento Cognição e Ensino – INCT-ECCE | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP), SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Early Human Development | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brain | - |
Palavras-chave: dc.subject | Congenital Zika virus syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neurodevelopment | - |
Título: dc.title | Language skills development in children with congenital Zika virus syndrome | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: