
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Joao Mauro Gomes Vieira de | - |
| Autor(es): dc.creator | Gomes, Luiz Roberto | - |
| Autor(es): dc.creator | Zuin, Antonio Alvaro Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Lastoria, Luiz Antonio Calmon Nabuco | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:14:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T22:14:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5902/1984644484802 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305398 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305398 | - |
| Descrição: dc.description | The aim of this article is to promote a theoretical reflection on the concept of citizenship, taking as context the digital culture and social isolation during the COVID-19 pandemic. This is a theoretical-conceptual study that, based on some concepts present in the current literature on the subject, used classic texts of political philosophy to dimension the meaning of the concept of digital citizenship and its use in educational policies from a broader theoretical-philosophical perspective. In this sense, it is assumed that the ubiquity of digital communication technologies presents problems that require critical reflection from the entire society, in a broader historical perspective. In a world increasingly organized economically around digital algorithms, access to information for all citizens has become a central problem in democratic societies. However, the study demonstrates that guaranteeing access to information technologies is not enough for a democratic education in this context. The result of the theoretical reflection presented here demonstrates that it is also necessary to promote critical self- reflection on the processes of content manipulation and induction of thoughtless consumption of information. This requires incisive educational action, as a way of clarifying and discerning the elements that make up the universe of information, which reaches us through various channels. The conclusion advocates that the democratic participation of citizens will only be effective politically if they are guaranteed a full cultural education, with a real possibility of cultural inclusion and ethical-political engagement in issues involving social life in digital culture. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos, Sao Carlos, SP, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 32 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Federal Santa Maria | - |
| Relação: dc.relation | Educacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Political education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical theory | - |
| Título: dc.title | Critical digital citizenship amid the political challenges posed by the COVID-19 pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: