Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Visona Carnielo, Bianca Tais | - |
Autor(es): dc.creator | Bueno, Douglas D. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:50:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:50:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305390 | - |
Descrição: dc.description | With the recent applications of micro aerial vehicles for civil and military use, the interest in non conventional aerodynamic designs is growing, in this context, the bio-inspired aerial vehicles show some advantages when compared with the fixed and rotary-wings aircraft, such as noise reduction, efficiency and reduced size. Identifying the aerodynamic principles that allow species of birds, insects and bats to fly can bring tools for aircraft development, since these species make use of aerodynamic principles different from those used in engineering. Once one of the challenges of building bio-inspired UAVs (unmanned aerial vehicles) is modeling the aerodynamics of flapping wings, the present work uses the UVLM (Unsteady Vortex Lattice Method) to obtain the aerodynamic forces and pressure values for two different wings configuration inspired by the Great black backedgull (Larus marinus) and by the Blue-and-yellow macaw (Ara Ararauna). The influence of the wing movements of flapping, pitching, heaving and spanning and folding on the aerodynamic performance of the wing is analyzed through the lift and thrust/drag coefficients. | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) School of Engineering, SP | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University (UNESP) School of Engineering, SP | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | ICAS Proceedings | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | aerodynamic | - |
Palavras-chave: dc.subject | bio-inspired | - |
Palavras-chave: dc.subject | flapping wings | - |
Palavras-chave: dc.subject | UAV | - |
Palavras-chave: dc.subject | UVLM | - |
Título: dc.title | THE INFLUENCE OF DIFFERENT WING MOTIONS ON THE LIFT IN BIO-INSPIRED AERIAL VEHICLES | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: