Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Birmingham | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Kyris, George | - |
Autor(es): dc.creator | Luciano, Bruno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:28:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:28:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1093/isagsq/ksab011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305363 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305363 | - |
Descrição: dc.description | This study explores whether and how regional parliaments facilitate collective state recognition, a question that has been overlooked within a literature that focuses more on recognition by individual states or international organizations more generally. We do that through a scoping exercise of how regional parliaments of four major international organizations (AU, CoE, EU, OSCE) have responded to past and present contested statehood efforts that are associated with conflicts, such as in Palestine, Western Sahara, Kosovo, or the post-Soviet space. Based on this, we conceptualize three different stances: recognition, non-recognition, and titular recognition (of a right to, as opposed to the presence of, statehood) and we propose that these stances become apparent declaratively, through resolutions or other formal texts of regional parliaments, or institutionally (e.g., through membership). We also find that regional parliaments display a certain agency through using specific parliamentary instruments to respond to statehood claimants, promoting debates on those claims, and expressing recognition stances different from the executive bodies of the organization. Further, we illustrate these arguments through a more in-depth analysis of the European Parliament’s approach toward Kosovo’s statehood. In this regard, the paper offers a missing but important account of how regional parliaments facilitate collective recognition and contribute to defining what is a state, one of the most fundamental questions of international relations, which sits at the heart of long and complex conflicts. The proposed conceptual and theoretical arguments can facilitate further studies on state recognition, particularly collective recognition and the role of international organizations. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Leverhulme Trust | - |
Descrição: dc.description | University of Birmingham | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University UNESP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.572737/2020-00 | - |
Descrição: dc.description | Leverhulme Trust: ECF-2016-689 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Global Studies Quarterly | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Título: dc.title | Collective Recognition and Regional Parliaments: Navigating Statehood Conflict | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: