Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | University of Macerata | - |
Autor(es): dc.contributor | University Niccolò Cusano | - |
Autor(es): dc.contributor | Università Politecnica delle Marche | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ceccacci, S. | - |
Autor(es): dc.creator | Gentilozzi, C. | - |
Autor(es): dc.creator | Marfoglia, A. | - |
Autor(es): dc.creator | Santilli, T. | - |
Autor(es): dc.creator | Mengoni, M. | - |
Autor(es): dc.creator | Capellini, S. A. | - |
Autor(es): dc.creator | Giaconi, C. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:40:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:40:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-35681-0_14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305335 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305335 | - |
Descrição: dc.description | Virtual museum systems have been shown to play a key role in enhancing visitor’s experience and increasing the accessibility of cultural artifacts. In this context, the use of haptic interfaces based on force feedback could increase the level of immersivity of these systems and the quality of the interaction between visitors and cultural artifacts, introducing tactile information that could enrich the experience of all people, also in the case of visitors with disability. However, HD present limits concerning the ease of use of the device. This paper provides the results of an exploratory research carried out within the Research center of Teaching and learning, Disability and Educational Technology of the University of Macerata (TIncTec), consisting in two studies. Study 1 aims to analyze the learning performance of people with and without disabilities concerning this device. Study 2 aims to assess whether HD can provide useful support for conceptualizing the shape of virtual objects. To this end, we considered the 6 DoF high fidelity force feedback Geomagic Touch X by 3D system. A total of 30 people has been involved, including both children and adults with and without disabilities. The considered VR applications were developed in Unity 3D, using the 3D Systems Openhaptics Unity Plugin. The results provide useful insights for the design of future HD-based applications, showing how haptic technology can properly support visitors with disability in virtual museum environments in an inclusive perspective. | - |
Descrição: dc.description | Department of Education Cultural Heritage and Tourism University of Macerata | - |
Descrição: dc.description | Department of Science of Education University Niccolò Cusano | - |
Descrição: dc.description | Department of Industrial Engineering and Mathematical Science Università Politecnica delle Marche | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” UNESP | - |
Descrição: dc.description | Departamento de Fonoaudiologia São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho” UNESP | - |
Formato: dc.format | 215-228 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics) | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural Heritage | - |
Palavras-chave: dc.subject | Force Feedback | - |
Palavras-chave: dc.subject | Haptic Interfaces | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusive Museum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual Museum | - |
Palavras-chave: dc.subject | XR Technologies | - |
Título: dc.title | Haptic Feedback to Support the Conceptualization of the Shape of Virtual Objects: An Exploratory Study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: