
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Alfenas UNIFAL MG | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ctr Univ Claretiano | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.creator | Xavier., Amanda Rezende Costa | - |
| Autor(es): dc.creator | Carrasco., Bueno | - |
| Autor(es): dc.creator | Azevedo., Maria Antonia Ramos de | - |
| Autor(es): dc.creator | Maldonado., Elaine Cristina | - |
| Autor(es): dc.creator | Antonello., Jaqueline | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:31:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:31:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.29156/INTER.10.2.12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305320 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305320 | - |
| Descrição: dc.description | The present work is concerned with presenting, from an institutional perspective, the actions of teacher pedagogical training in a Bra-zilian and a Uruguayan institution. The challenge of teaching qualification in higher education is a contemporary theme that has mobilized institutions concerned with assuming the teacher training process as part of the excellence of this level of education. In the light of the theoretical framework of university pedagogy, the article is guided by a qualitative approach, based on a multiple case study methodology (Yin, 2001) that compares two experiences related to the same pillar: the offer of pedagogical training with a view to pro-moting professional development teacher. The clipping is based on an experience in Uruguay, whose data were collected in 2019, and an experience in Brazil, whose data refer to the 2020-2022 period. The results indicate that both experiences contemplate, institutionally, the valuation of training spaces, and converge in actions related to advisory work in the collective dimension of teaching. However, they present different investments associated with the maintenance of these training spaces, thus constituting different processes that trigger the professional development of the teachers involved. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Alfenas UNIFAL MG, Alfenas, MG, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Ctr Univ Claretiano, Goiania, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Sau Paulo, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos UFSCar, Sao Carlos, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho UNE, Sau Paulo, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 8 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Univ Republica, Comision Sectorial Ensenanza | - |
| Relação: dc.relation | Intercambios-dilemas Y Transiciones De La Educacion Superior | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teacher professional development | - |
| Palavras-chave: dc.subject | didactic-pedagogical training | - |
| Palavras-chave: dc.subject | higher education teacher | - |
| Palavras-chave: dc.subject | university pedagogy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | university pedagogical advisor | - |
| Título: dc.title | Teacher pedagogical training: experience from Brazil and Uruguay | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: