Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Magro, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Moraes, Dirce Aparecida Foletto de | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Francielle Pereira | - |
Autor(es): dc.creator | Nozi, Gislaine Semcovici | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:02:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:02:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305312 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305312 | - |
Descrição: dc.description | This research aims to understand how gamification, as a teaching strategy, can contribute to the learning of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). To this end, an intervention research with a qualitative approach was carried out, organized in stages: prior survey of the particularities, profile and hyperfocus of a student with ASD, planning of the interactive gamified activity, execution and evaluation of the proposal. The research participant was an autistic student in the fourth year of elementary school at a public school in northern Paran & aacute;. The institution participates in the Pedagogical Residency Program. Data were collected through participant observation and student productions during interventions. The results of the investigation showed that gamification can contribute to the learning of autistic students as it is planned with intentionality considering the student's specificities, as well as playfulness and interactivity. It was also possible to verify that the use of the digital artifact and instant feedback contributed to student engagement in carrying out the gamified activity, as there was interest and active participation in writing. | - |
Descrição: dc.description | UEL Univ Estadual Londrina, Pedag, Londrina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Dept Educ, Londrina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Programa Posgradem Educ PPEDU, Londrina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | UEL Univ Estadual Londrina, Educ, Londrina, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 85-105 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Mato Grosso Sul | - |
Relação: dc.relation | Perspectivas Em Dialogo-revista De Educacao E Sociedade | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gamification | - |
Palavras-chave: dc.subject | ASD | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Título: dc.title | INTERACTIVE GAMIFIED ACTIVITY AS AN AID TO AUTHORING STORIES FOR STUDENTS WITH AUTISM SPECTRUM DISORDER. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: