
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Maringá (UEM) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Ctr Ensino Super Maringa UniCesumar | - |
| Autor(es): dc.contributor | Univ Paranaense UNIPAR | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Gisele Soncini | - |
| Autor(es): dc.creator | Lima Menegasso, Mauriza Goncalves de | - |
| Autor(es): dc.creator | Furlan Costa, Maria Luisa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:44:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:44:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-06-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305259 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305259 | - |
| Descrição: dc.description | The present work is result of a bibliographical research that aims to show the trajectory of neoliberal policies from its cradle in classical liberalism to its influence on public policies around education technology. The current moment raised the issue that brings up the debate on the importance of technologies in Basic Education. Was noticed that the history of educational technologies is marked by gain grounds and etbacks, a characteristic fact of the discontinuity policy of neoliberal governments. Therefore, it is urgent to implement actions of innovation in technology in school environments, in order to offer access to all students. We also verified that further research is necessary for a better understanding of the problem, which is a reflection of Adam Smith's minimal state, one of the authors studied in this article. | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Maringa UEM, Programa Posgrad Educ, Maringa, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Ctr Ensino Super Maringa UniCesumar, Maringa, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Paranaense UNIPAR, Umuarama, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Julio Mesquita, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Maringa, Programa Posgrad Educ, Dept Fundamentos Educ, Maringa, Parana, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Julio Mesquita, Brazil | - |
| Formato: dc.format | 291-303 | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Fundacao Univ Tocantins | - |
| Relação: dc.relation | Humanidades & Inovacao | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational Technology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalism | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educational Policies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basic Education | - |
| Título: dc.title | CONTEXTS OF NEOLIBERAL GOVERNMENTS: DES(PATHS) OF PUBLIC POLICIES FOR THE INSERTION OF DIGITAL TECHNOLOGIES IN BASIC EDUCATION | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: