
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universal Scientific and Education Network (USERN) | - |
| Autor(es): dc.creator | Basbaum, Sérgio Roclaw | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:38:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:38:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/978-3-031-15959-6_28 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305257 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305257 | - |
| Descrição: dc.description | In contemporary global digital cultureCulture, digital, the production and consumption of imagesImage have reached unprecedented levels, with billions of imagesImage being made and seen in so-called social networksNetwork and other media every day. This essay intends to approachApproach this question through a reductionist version of the concepts of (a) imageImage and (b) imaginationImagination in order to derive (c) a notion of imaginaryImaginary. Then, we address (d) their impact on human cognitionCognition, the way an increasing imaginaryImaginary zone modulates our actionsAction and decisionsDecision. Through an interdisciplinary dialogue with several authors from different fields, from philosophy to artArt and scienceScience, we suggest that contemporary challenges such as the fake-newsNews phenomenon are better understood through a deeper comprehensionComprehension of our relation to imagesImage and their impact on human consciousnessConsciousness. “Image”, imaginationImagination, magicMagic, imaginaryImaginary. (Adapted with permission from the Association of ScienceScience and ArtArt (ASA), Universal Scientific EducationEducation and ResearchResearchNetworkNetwork (USERN); Made by Fateme Ghorbannezhad). | - |
| Descrição: dc.description | Post-Graduate Program in Technologies of Intelligence and Digital Design (TIDD-PUC-SP) Pontificia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | - |
| Descrição: dc.description | Techno.exe – Grupo de Estudos de Tecnoestése e Infocognição Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) | - |
| Descrição: dc.description | GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências Entre Arte Ciência e Tecnologia Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Integrated Science Association (ISA) Universal Scientific and Education Network (USERN) | - |
| Descrição: dc.description | Faculdade de Ciências Exatas E Tecnologia (FCET) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rua Marquês de Paranaguá 111 | - |
| Descrição: dc.description | GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências Entre Arte Ciência e Tecnologia Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Formato: dc.format | 595-615 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Integrated Science | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Digital culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Enactive cognition | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Image | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imaginary | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Imagination | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interpretation of images | - |
| Título: dc.title | Image, Imagination, Magic, Imaginary: Contemporary Experience and Cognition | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: