
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
| Autor(es): dc.creator | Zampieri, Maria Teresa | - |
| Autor(es): dc.creator | de Sousa, Maria do Carmo | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:20:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:20:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1678-4634202349258425 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305193 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305193 | - |
| Descrição: dc.description | This article discusses the results of a post-doctoral research that conducted an in-depth theoretical exploration on the concept of shared supervised practice and mobilized this study for the initial and continuing education of mathematics teachers. These results stem from the possibilities and challenges that emerged during four internship disciplines of the Mathematics degree course, in the remote context. Thus, theoretical reflections on literary works that dialogue with the theme are presented. Then, we contextualize these four disciplines, taught remotely in the second half of 2020, at the Federal University of São Carlos (UFSCar), São Carlos (SP) campus. Qualitative in nature, the research uses data obtained from theoretical tasks performed by the undergraduates and from class recordings, which took place via Google Meet. During the pandemic, the mobilizations that took place in the initial and continuing education of mathematics teachers were: theoretical, through studies about concepts that support shared supervised practice and through the interlocution with critical mathematics education, which are manifested in the professor’s practice by intentionality in organizing teaching; and methodological, through the pedagogical proposals planned to be offered remotely, mobilizing undergraduates and basic education teachers to debate among themselves and to examine literature that would allow them to create tasks that would overcome the logic of the exercise paradigm. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Federal de São Carlos, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Educacao e Pesquisa | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teacher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Remote teaching of mathematics in the pandemic | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Supervised practice in basic education | - |
| Título: dc.title | Building shared supervised practice in remote education: challenges and possibilities | - |
| Título: dc.title | A construção do estágio compartilhado no ensino remoto: desafios e possibilidades | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: