
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Masaryk Univ | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Wageningen Univ | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal da Bahia (UFBA) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Natl Inst Sci & Technol Interdisciplinary & Transd | - |
| Autor(es): dc.creator | Bollettin, Paride | - |
| Autor(es): dc.creator | Ludwig, David | - |
| Autor(es): dc.creator | El-Hani, Charbel N. | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:43:54Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:43:54Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14237/ebl.14.2.2023.1836 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305189 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305189 | - |
| Descrição: dc.description | This article explores ways to promote symmetrical dialogue among knowledge-practices of artisanal fishing communities, primary education teachers, and academic researchers in the state of Bahia, Brazil. We describe multiple engagements in an inter-and transdisciplinary project that integrates research, educational, and conservation activities in two communities living in an estuarine ecosystem. Most community members dedicate their efforts to fishing activities, harboring wide knowledge about local biocultural diversity. The project promotes collaborative inclusion of local expertise and knowledge in school activities, while also striving for the inhabitants' inclusion in the planning of protected areas. The collaboration aims at symmetrical dialogues between researchers and communities that support self-determination in local school education and biodiversity conservation. Challenges to such symmetrization, including disagreements and tensions among diverse actors, not only appear in encounters of local and academic knowledge, but also within the interdisciplinary project involving natural sciences, social sciences, and philosophy. | - |
| Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
| Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
| Descrição: dc.description | State of Bahia Research Funding Foundation (FAPESB) | - |
| Descrição: dc.description | ERC | - |
| Descrição: dc.description | NWO Vidi Grant | - |
| Descrição: dc.description | Ministry of Foreign Affairs of the Italian Government | - |
| Descrição: dc.description | European Research Council (ERC) | - |
| Descrição: dc.description | Masaryk Univ, Fac Sci, Dept Anthropol, Brno, Czech Republic | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Grad Studies Program Social Sci, Aracatuba, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Wageningen Univ, Wageningen, Netherlands | - |
| Descrição: dc.description | Univ Fed Bahia, Salvador, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Natl Inst Sci & Technol Interdisciplinary & Transd, Rio De Janeiro, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | Sao Paulo State Univ, Grad Studies Program Social Sci, Aracatuba, Brazil | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 465767/2014-1 | - |
| Descrição: dc.description | CAPES: 23038.000776/2017-54 | - |
| Descrição: dc.description | State of Bahia Research Funding Foundation (FAPESB): INC0006/2019 | - |
| Descrição: dc.description | ERC: 851004 | - |
| Descrição: dc.description | NWO Vidi Grant: V1.Vidi.195.026 ETHNOONTOLOGIES | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 423948/2018-0 | - |
| Descrição: dc.description | CNPq: 307223/2021-3 | - |
| Descrição: dc.description | Ministry of Foreign Affairs of the Italian Government: 88584/20 | - |
| Descrição: dc.description | European Research Council (ERC): 851004 | - |
| Formato: dc.format | 47-55 | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Publicador: dc.publisher | Soc Ethnobiology | - |
| Relação: dc.relation | Ethnobiology Letters | - |
| ???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Symmetric dialogues | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnobiology | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ethnography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Collaboration | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinarity | - |
| Título: dc.title | Challenges of Symmetrical Dialogue: Reflections on Collaborative Research in Northeast Brazil | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: