Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
Autor(es): dc.contributor | CONTACT Unit | - |
Autor(es): dc.contributor | Uppsala University | - |
Autor(es): dc.contributor | Federal University of Paraiba | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Berto, Leticia | - |
Autor(es): dc.creator | Tanevska, Ana | - |
Autor(es): dc.creator | Cirne, Azamor | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Simoes, Alexandre | - |
Autor(es): dc.creator | Gudwin, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Rea, Francesco | - |
Autor(es): dc.creator | Colombini, Esther | - |
Autor(es): dc.creator | Sciutti, Alessandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:26:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:26:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1109/TAFFC.2025.3551512 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305167 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305167 | - |
Descrição: dc.description | This study explores how humans and cognitive robots with different value systems and motivations understand each other's needs in free-form interactions. We developed a cognitive architecture that links sensing and perception to internal motivation and an intrinsic value system for determining actions. Inspired by young children's needs, this architecture includes three drives: learning, interaction, and recharging, each with varying dependence on the human partner. We aimed to assess how experimentally changing the importance of these drives within a fixed architecture affects interaction dynamics with human partners (acting as caregivers) and their understanding of the robot's needs. By adjusting the learning and interaction drives, we created two robot profiles: Playful, which prioritizes environmental exploration and playfulness to reduce boredom, and Social, which focuses on social interaction through touch and visual contact to increase comfort. Our findings show that changing the importance of these drives produces distinct behaviors and human perceptions. Robot behaviors matched their profiles, and participants adapted their responses accordingly. Participants identified and attributed distinct traits to each robot without knowing the specific profiles. Despite variability among human partners, the robots, especially the playful one, were generally well understood by most participants. | - |
Descrição: dc.description | State University of Campinas Institute of Computing | - |
Descrição: dc.description | Italian Institute of Technology CONTACT Unit | - |
Descrição: dc.description | Uppsala University Department of Information Technology | - |
Descrição: dc.description | Federal University of Paraiba Department of Finance and Accounting | - |
Descrição: dc.description | State University of Campinas School of Electrical and Computer Engineering | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Department of Control and Automation Engineering | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University Department of Control and Automation Engineering | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | IEEE Transactions on Affective Computing | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Affective computing | - |
Palavras-chave: dc.subject | cognitive architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | human-robot interaction | - |
Palavras-chave: dc.subject | intrinsic motivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | robot profiles | - |
Título: dc.title | Curiosity and Affect-Driven Cognitive Architecture for HRI | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: