Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Univ Fed Piaui | - |
Autor(es): dc.creator | Abreu, Marcella dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Veras, Ana Carolina das Gracas | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Maria Raquel Barros de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:00:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:00:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.v30i66.64495.pt | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305093 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305093 | - |
Descrição: dc.description | The work presents the experiences of training and monitoring educators involved in the Alfabetizacao sem Fronteiras project, from the Municipal Department of Education (SEMEC) of Teresina-PI, and the Nebu TumaDaomata Tane Naminakitane Youth and Adult Education (EJA) project, from the State Department of Education of Piaui (SEDUC-PI). These actions were developed with Venezuelan indigenous people from the Warao ethnic group who are in a refugee situation in the capital of Piaui. By recognizing the potential of these experiences as examples of intercultural, translanguaging, and Freirean reception practices, we aim to highlight the linguistic policies considered in the literacy processes and repertoire mobilization with students of this ethnicity, within the municipal and state public education networks of that city. To this end, classroom observations with children and adolescents in SEMEC schools were conducted, as well as the collection of materials used in the experience with adults from SEDUC-PI. It is hoped that highlighting these actions and producing a pedagogical guide with guidelines for educators in the context of the EJA Intercultural Warao will contribute not only to the continued inclusion of this socioeconomically vulnerable community but also to the deepening of educational policies committed to ensuring their linguistic rights in Brazil. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Piaui, Teresina, PI, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 20 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Fluminense | - |
Relação: dc.relation | Gragoata-uff | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic Policies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interculturality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Translanguaging | - |
Palavras-chave: dc.subject | Warao | - |
Título: dc.title | Linguistic Policies and Intercultural Reception of Warao Indigenous Children, Youth, and Adults in Piaui, Brazil | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: