A educação em solos como contribuição ao debate dos ODS na disciplina de Pedologia, curso de Geografia da FCT/Unesp câmpus de Presidente Prudente

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorMoreno, Mariana Dos Santos-
Autor(es): dc.creatorPerusi, Maria Cristina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T18:08:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T18:08:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2025-02-02-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15592.pt-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/305041-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305041-
Descrição: dc.descriptionEn 2015, los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la ONU se lanzaron a nivel mundial para abordar los impactos negativos de las actividades humanas en el medio ambiente. No obstante, la falta de inversiones dificulta su implementación. La Educación Ambiental es clave para sensibilizar sobre estos problemas y respaldar los ODS. Entre los enfoques innovadores, la eco-pintura a base de suelo combina arte, conservación del suelo y sostenibilidad. Este artículo relata una experiencia práctica del curso de Pedología en los programas de Licenciatura y Bachillerato en Geografía de la FCT/UNESP, en Presidente Prudente. El uso de eco-pintura se empleó como herramienta pedagógica para promover la Educación en Suelos y la conciencia ambiental con enfoques escolares alternativos.-
Descrição: dc.descriptionEm 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram implementados globalmente para enfrentar os impactos ambientais negativos causados pelas ações humanas. Contudo, a falta de investimentos compromete seu cumprimento. Nesse contexto, a Educação Ambiental desempenha um papel crucial ao sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais, alinhando-se aos ODS. Entre as metodologias inovadoras, destaca-se o uso de ecotinta à base de solo, que alia arte, valorização do solo e práticas sustentáveis. Este artigo relata uma experiência prática realizada na disciplina de Pedologia, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da FCT/UNESP, em Presidente Prudente, utilizando ecotinta como ferramenta pedagógica para promover a Educação em Solos e a conscientização ambiental em abordagens escolares alternativas.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-
Relação: dc.relationGeopauta-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectecotinta-
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia ativa-
Palavras-chave: dc.subjectarte-
Palavras-chave: dc.subjectpedologia-
Título: dc.titleA educação em solos como contribuição ao debate dos ODS na disciplina de Pedologia, curso de Geografia da FCT/Unesp câmpus de Presidente Prudente-
Título: dc.titleLa educación del suelo como contribución al debate sobre los ODS en la disciplina de Pedología, curso de Geografía de la FCT/Unesp, campus Presidente Prudente-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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