Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moreno, Mariana Dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Perusi, Maria Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:08:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:08:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-02 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.22481/rg.v8.e2024.e15592.pt | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305041 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305041 | - |
Descrição: dc.description | En 2015, los 17 Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de la ONU se lanzaron a nivel mundial para abordar los impactos negativos de las actividades humanas en el medio ambiente. No obstante, la falta de inversiones dificulta su implementación. La Educación Ambiental es clave para sensibilizar sobre estos problemas y respaldar los ODS. Entre los enfoques innovadores, la eco-pintura a base de suelo combina arte, conservación del suelo y sostenibilidad. Este artículo relata una experiencia práctica del curso de Pedología en los programas de Licenciatura y Bachillerato en Geografía de la FCT/UNESP, en Presidente Prudente. El uso de eco-pintura se empleó como herramienta pedagógica para promover la Educación en Suelos y la conciencia ambiental con enfoques escolares alternativos. | - |
Descrição: dc.description | Em 2015, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram implementados globalmente para enfrentar os impactos ambientais negativos causados pelas ações humanas. Contudo, a falta de investimentos compromete seu cumprimento. Nesse contexto, a Educação Ambiental desempenha um papel crucial ao sensibilizar a sociedade para os problemas ambientais, alinhando-se aos ODS. Entre as metodologias inovadoras, destaca-se o uso de ecotinta à base de solo, que alia arte, valorização do solo e práticas sustentáveis. Este artigo relata uma experiência prática realizada na disciplina de Pedologia, nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia da FCT/UNESP, em Presidente Prudente, utilizando ecotinta como ferramenta pedagógica para promover a Educação em Solos e a conscientização ambiental em abordagens escolares alternativas. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia | - |
Relação: dc.relation | Geopauta | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | ecotinta | - |
Palavras-chave: dc.subject | metodologia ativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | arte | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedologia | - |
Título: dc.title | A educação em solos como contribuição ao debate dos ODS na disciplina de Pedologia, curso de Geografia da FCT/Unesp câmpus de Presidente Prudente | - |
Título: dc.title | La educación del suelo como contribución al debate sobre los ODS en la disciplina de Pedología, curso de Geografía de la FCT/Unesp, campus Presidente Prudente | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: