Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade de São Paulo (USP) | - |
Autor(es): dc.creator | Cecchetto, Jacqueline | - |
Autor(es): dc.creator | Haas, Celia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:22:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:22:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2024.24.321293.75-87 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/305005 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/305005 | - |
Descrição: dc.description | This article focuses on the training of distance pedagogy teachers in a virtual public university in the State of Sao Paulo, Brazil, and their conceptions of corporality in initial training and teaching work. Distance training for teachers in Brazil is growing due to the demand of these workers to reach the university level and improve the quality of education. In distance education, the only time the student has the opportunity to put the knowledge into practice is during the supervised internship. Given that teachers are trained virtually for face-to-face teaching, the question that arises is: can virtual training cover the role of corporality in teaching, given that it is a profession of human interactions? Through qualitative, descriptive, and interpretive research, questionnaires were used to collect information from 21 participants, 15 men and 6 women. Through content analysis, the data were analyzed under 3 axes: Understanding of Corporality by the students; Importance of Corporality for Practice; Vocational Training and Constitution of Corporality. From the research it was possible to conclude that corporality constitutes a disposition that translates interaction technologies in the teaching and learning process and should receive more attention in teacher training that is carried out in distance education. | - |
Descrição: dc.description | Univ Cruzeiro Sul, Ctr Univ Nossa Senhora Patrocinio, UNESP Rio Claro, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Virtual Estado Sao Paulo Univ, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Cruzeiro Sul, Ctr Univ Nossa Senhora Patrocinio, UNESP Rio Claro, Sao Paulo, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 75-87 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Sergipe | - |
Relação: dc.relation | Revista Edapeci-educacao A Distancia E Praticas Educativas Comunicacionais E Interculturais | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Distance education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training devices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogy | - |
Título: dc.title | Corporeality in distance teacher training: the pedagogy course in focus | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: