Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Loughborough University | - |
Autor(es): dc.contributor | San Diego | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Jagiellonian University | - |
Autor(es): dc.creator | Štětka, Václav | - |
Autor(es): dc.creator | Brandao, Francisco | - |
Autor(es): dc.creator | Mihelj, Sabina | - |
Autor(es): dc.creator | Tóth, Fanni | - |
Autor(es): dc.creator | Hallin, Daniel | - |
Autor(es): dc.creator | Rothberg, Danilo | - |
Autor(es): dc.creator | Ferracioli, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Klimkiewicz, Beata | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:31:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:31:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1080/1369118X.2024.2413121 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304989 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304989 | - |
Descrição: dc.description | Public trust in institutions is a key prerequisite for effective crisis management. However, the rise of populism and misinformation in recent years made it increasingly difficult to maintain institutional trust. Despite this recognition, we still lack a systematic understanding of how exposure to misinformation and populist political orientation affect people’s trust in institutions. This paper fills this gap by adopting an original approach to trust, focusing on prospective trust rather than trust in the present, and by comparing four countries led by populist leaders during the pandemic–Brazil, Poland, Serbia, and the United States. The comparative design allows us to consider not only the role of individual-level factors (populist attitudes and misinformation exposure) but also the role of different approaches to the COVID-19 pandemic adopted in the four countries. The study utilizes data from a cross-sectional survey, carried out between November and December 2022 (N = 5000). Our findings show that populist attitudes are the most significant predictor of distrust in political institutions in all four countries. Believing in false information related to COVID-19, on the other hand, has a stronger impact on distrust in expert institutions–public health authorities, scientists, and medical professionals. The data also highlight the importance of local context and different approaches to handling the pandemic in the dynamics of trust. In Poland and Serbia, populist voters have more trust in both healthcare authorities as well as in political institutions; however, in Brazil and the United States, populist voters were more likely to distrust expert institutions. | - |
Descrição: dc.description | Loughborough University | - |
Descrição: dc.description | University of California San Diego | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Jagiellonian University | - |
Descrição: dc.description | Sao Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Information Communication and Society | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 | - |
Palavras-chave: dc.subject | misinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | pandemic | - |
Palavras-chave: dc.subject | populism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trust | - |
Título: dc.title | Have people ‘had enough of experts’? The impact of populism and pandemic misinformation on institutional trust in comparative perspective | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: