
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | EBTT de no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Baroni, Ana Karina Cancian | - |
| Autor(es): dc.creator | Maltempi, Marcus Vinicius | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:36:40Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:36:40Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v38a240045 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304966 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304966 | - |
| Descrição: dc.description | The discussion about financial life in schools is often limited to personal finances. However, it is essential to broaden this discussion to address the structures of economic dependence that we currently observe. Additionally, we must consider the consequences of capital speculation, the exacerbation of social inequalities, and the environmental impacts of consumerism. Critical analysis plays a fundamental role in understanding the mechanisms of the financial system and the current economic model, which is based on anticipated consumption. This requires an active mathematical approach, as advocated by Critical Mathematical Education. Furthermore, teacher education needs to be reconsidered to include this perspective. Our goal is to redefine the concept of Financial Education and present possibilities for the classroom based on critical analysis of financial life and related purposes. Our studies and contributions are grounded in a qualitative doctoral research completed in 2021, as well as ongoing studies conducted by a research group and theoretical contributions from other researchers with whom we engage in dialogue about Financial Education. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | EBTT de no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Capivari | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Bolema - Mathematics Education Bulletin | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Critical Mathematics Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Financial Education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pre-service teacher education | - |
| Título: dc.title | Reconceptualizing Financial Education in the Mathematics Pre-service Teacher Education | - |
| Título: dc.title | Ressignificando a Educação Financeira na Formação Inicial do Professor de Matemática | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: