Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UMR 9193 - SCALab - Sciences Cognitives et Sciences Affectives | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculté de médecine | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | GRAFMC INSERM U 1105 CHU Amiens | - |
Autor(es): dc.creator | Virlet, Luc | - |
Autor(es): dc.creator | Sparrow, Laurent | - |
Autor(es): dc.creator | Barela, Jose | - |
Autor(es): dc.creator | Berquin, Patrick | - |
Autor(es): dc.creator | Bonnet, Cedrick | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:06:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:06:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.ridd.2024.104813 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304937 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304937 | - |
Descrição: dc.description | Developmental dyslexia is characterized by difficulties in learning to read, affecting cognition and causing failure at school. Interventions for children with developmental dyslexia have focused on improving linguistic capabilities (phonics, orthographic and morphological instructions), but developmental dyslexia is accompanied by a wide variety of sensorimotor impairments. The goal of this study was to examine the effects of a proprioceptive intervention on reading performance and eye movement in children with developmental dyslexia. Nineteen children diagnosed with developmental dyslexia were randomly assigned to a regular Speech Therapy (ST) or to a Proprioceptive and Speech Intervention (PSI), in which they received both the usual speech therapy and a proprioceptive intervention aimed to correct their sensorimotor impairments (prism glasses, oral neurostimulation, insoles and breathing instructions). Silent reading performance and eye movements were measured pre- and post-intervention (after nine months). In the PSI group, reading performance improved and eye movements were smoother and faster, reaching values similar to those of children with typical reading performance. The recognition of written words also improved, indicating better lexical access. These results show that PSI might constitute a valuable tool for reading improvement children with developmental dyslexia. | - |
Descrição: dc.description | Univ. Lille CNRS UMR 9193 - SCALab - Sciences Cognitives et Sciences Affectives | - |
Descrição: dc.description | Univ. Lille Département de médecine générale Faculté de médecine | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | Service de Neurologie Pédiatrique GRAFMC INSERM U 1105 CHU Amiens | - |
Descrição: dc.description | Institute of Biosciences São Paulo State University | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Research in Developmental Disabilities | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Back to normal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Developmental Dyslexia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Eye movement | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multisensory integration | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proprioception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Proprioceptive dysfunction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Título: dc.title | Proprioceptive intervention improves reading performance in developmental dyslexia: An eye-tracking study | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: