Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | San Cristóbal de las Casas | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Ceará (UECE) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Thammasat University | - |
Autor(es): dc.contributor | Chulalongkorn University | - |
Autor(es): dc.contributor | CNPq | - |
Autor(es): dc.contributor | CONAHCYT | - |
Autor(es): dc.contributor | Francisco Araújo Barros Rural High School | - |
Autor(es): dc.contributor | Monsenhor Tabosa | - |
Autor(es): dc.creator | Rosset, Peter Michael | - |
Autor(es): dc.creator | Fernandes, Ivanete Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Barbosa, Lia Pinheiro | - |
Autor(es): dc.creator | Damasceno, Cosma dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Wisartsakul, Weeraboon | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:02:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:02:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.envsci.2025.104022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304935 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304935 | - |
Descrição: dc.description | In this article we discuss the use of an inventory or mapping of agroecological practices, part of the “Peasant to Peasant” (PtP) methodology that is used to promote the territorialization of peasant agroecology, as a method for the epistemic decolonization of a territory. The so-called Green Revolution involved the imposition of exogenous technologies and knowledge, causing the fragmentation and devaluation of local peasant farming knowledge and practices adapted to local conditions, while locking farmers into external dependence. It was an epistemic colonization. The construction of an emancipatory horizontal process of peasant agroecology, on the other hand, necessarily requires “unlearning” that externally imposed exogenous knowledge. We use the case of the PtP process in the Santana Settlement, an agrarian reform community of the Landless Rural Workers' Movement (MST) in Ceará, Brazil, in order to demonstrate and analyze the inventory as a collective tool for decolonization. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Department of Agriculture Society and Environment El Colegio de la Frontera Sur (ECOSUR) San Cristóbal de las Casas, Chiapas | - |
Descrição: dc.description | Graduate Program in Sociology (PPGS) Universidade Estadual do Ceará (UECE) | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Territorial Development in Latin America and the Caribbean (TerritoriAL) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São Paulo | - |
Descrição: dc.description | Puey Ungphakorn School of Development Studies Thammasat University | - |
Descrição: dc.description | Social Research Institute (CUSRI) Chulalongkorn University | - |
Descrição: dc.description | High Productivity Scholar PQ-2 CNPq | - |
Descrição: dc.description | Emeritus Level National System of Researchers (SNI) CONAHCYT | - |
Descrição: dc.description | Intercampi Academic Master's Degree in Education and Teaching (MAIE) Universidade Estadual do Ceará (UECE), Ceará | - |
Descrição: dc.description | Francisco Araújo Barros Rural High School, Ceará | - |
Descrição: dc.description | Florestan Fernandes Rural High School Santana Settlment Monsenhor Tabosa, Ceará | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Territorial Development in Latin America and the Caribbean (TerritoriAL) Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), São Paulo | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Environmental Science and Policy | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agroecology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Campesino a Campesino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inventory of Practices | - |
Palavras-chave: dc.subject | Peasant to Peasant | - |
Palavras-chave: dc.subject | Territorialization | - |
Título: dc.title | Unlearning the green revolution: Inventory of agroecological practices in Ceará, Brazil, an instrument for decolonizing territory and (re)valuing peasant knowledge | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: