
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Johannes Kepler University | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Jerusalem College of Technology (JCT) | - |
| Autor(es): dc.creator | Ulbrich, Eva | - |
| Autor(es): dc.creator | Da Cruz, Marjorie | - |
| Autor(es): dc.creator | Anđić, Branko | - |
| Autor(es): dc.creator | Tejera, Mathias | - |
| Autor(es): dc.creator | Dana-Picard, Noah Thierry | - |
| Autor(es): dc.creator | Lavicza, Zsolt | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T15:57:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T15:57:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.14324/LRE.22.1.12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304928 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304928 | - |
| Descrição: dc.description | Integrating 3D modelling and printing in STEAM education presents opportunities and challenges for teachers, particularly those in some European countries where its adoption in schools still needs to be improved. This article presents findings from a cross-cultural examination of 3D modelling and printing in STEAM education, showing results from teachers in Montenegro and Austria. The study aimed to gather insights into teachers’ perceptions of 3D modelling and printing, ideas for its implementation and the challenges teachers face. Data were collected through questionnaires, interviews and examples of 3D modelling and printing use. They were subsequently analysed to identify similarities and differences in the impressions and use of the technology. The findings indicate that teachers in both Montenegro and Austria expressed interest in using 3D modelling and printing for STEAM teaching purposes and saw potential for connecting to subjects, such as digital literacy. However, they also identified software-related challenges, time constraints and training and financial difficulties when adopting 3D modelling and printing. The slow adoption of 3D modelling and printing in schools suggests that teachers should be better supported in using this technology, considering external and internal influences such as teacher training, local culture and availability of technology. Furthermore, the study highlights the need for suitable measures for teacher training and ensuring access to technologies necessary for 3D modelling and printing. | - |
| Descrição: dc.description | European Commission | - |
| Descrição: dc.description | Erasmus+ | - |
| Descrição: dc.description | Linz School of Education Johannes Kepler University | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Descrição: dc.description | Jerusalem College of Technology (JCT) | - |
| Descrição: dc.description | São Paulo State University | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | London Review of Education | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 3D modelling | - |
| Palavras-chave: dc.subject | 3D printing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | digital literacy | - |
| Palavras-chave: dc.subject | policies | - |
| Palavras-chave: dc.subject | STEAM | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
| Título: dc.title | Cross-cultural examination of 3D modelling and 3D printing in STEAM education: comparing results from teachers in Montenegro and Austria | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: