A invisibilidade de professores supervisores da educação básica: estudo sobre um subprojeto de Química do Pibid

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorLuz, Angélica Ramos Da-
Autor(es): dc.creatorBego, Amadeu Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:20:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:20:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.105.5805-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/304912-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304912-
Descrição: dc.descriptionThis study, stemming from a broader PhD research, seeks to assess how the performance of supervising teachers is characterized in the co-training of scholarship holders for teaching initiation. To achieve this purpose, a qualitative case study was carried out, while data were collected by the following instruments: a characterization questionnaire and reflective interviews with the participants. After analyzing the audio transcription, data were grouped into categories proposed a posteriori, namely: 1) Proficiency in the Topological Model of Teaching; 2) The supervising teachers as co-educators; and 3) Conditions of support and assistance. The results revealed that during the development of activities in the subproject, the performance of the chemistry supervising teachers was not effectively based on the co-training of the scholarship holders for teaching initiation. It was assessed that Pibid's own design does not provide sufficient elements that could contribute to guide higher education institutions to establish basic education teachers as supervisors, grounded on the perspective of co-training of graduates. This is due to, in the current format, Pibid not determining or explicitly stating in its official documents specific assignments for the teachers acting as supervisors, nor the responsibilities of higher education institutions in preparing these professionals as co-educators.-
Descrição: dc.descriptionEste artículo es resultado de una investigación doctoral, cuyo objetivo es evaluar cómo se caracteriza la actuación de los profesores supervisores en la co-formación de los becarios que inician a la docencia. Para lograr el objetivo, se decidió realizar una investigación cualitativa del tipo estudio de caso. Los instrumentos de recolección de datos fueron: cuestionario de caracterización y entrevista reflexiva a los participantes. Después del análisis de la transcripción del audio, los datos fueron agrupados en categorías propuestas: 1) Dominio del Modelo de Enseñanza Topológica; 2)El/La profesor/a supervisor/a como co-formador/a y; 3) Condicionantes de apoyo y soporte. Los resultados mostraron que, durante el desarrollo de las actividades del subproyecto, el desempeño de los profesores supervisores de Química no estuvo efectivamente guiado por la co-formación de los becarios para iniciar la docencia. Se evaluó que el diseño del Programa Institucional de Becas de Iniciación a la Docencia en sí no ofrece elementos suficientes que puedan contribuir a orientar a las instituciones de educación superior participantes a constituir al profesor de educación básica como supervisor, desde la perspectiva de la co-formación de los licenciados. Esto se debe a que, en su formato actual, el Programa no determina ni esclarece en sus documentos oficiales las funciones específicas para los profesores que actúan como supervisores, ni las responsabilidades de las instituciones de educación superior en la preparación de estos profesionales como co-formadores.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo decorre de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivo avaliar de que modo a atuação de professores supervisores se caracteriza na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Para a consecução do objetivo, optou-se pela realização de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram questionário de caracterização e entrevista reflexiva com os participantes. Após a análise da transcrição de áudio, os dados foram agrupados em categorias propostas a posteriori: 1) Domínio do Modelo Topológico de Ensino (MTE); 2) O(A) professor(a) supervisor(a) como coformador(a); e 3) Condicionantes de apoio e suporte. Os resultados apontaram que, durante o desenvolvimento das atividades no subprojeto, a atuação dos professores supervisores de Química não foi efetivamente pautada na coformação dos bolsistas de iniciação à docência. Avaliou-se que o próprio desenho do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência não fornece elementos suficientes que possam contribuir para orientar as instituições de ensino superior participantes a constituírem o professor da educação básica em supervisor, na perspectiva da coformação dos licenciandos. Isso ocorre porque, no atual formato, o Programa não determina ou explicita, em seus documentos oficiais, as atribuições específicas dos professores que atuam como supervisores nem as responsabilidades das instituições de ensino superior para a preparação desses profissionais como coformadores.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionDoutora em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)-
Descrição: dc.descriptionDoutora em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-
Relação: dc.relationRevista Brasileira de Estudos Pedagógicos-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectteacher education-
Palavras-chave: dc.subjectsupervising teachers-
Palavras-chave: dc.subjectPibid-
Palavras-chave: dc.subjectformação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectprofessores supervisores-
Palavras-chave: dc.subjectPibid-
Título: dc.titleA invisibilidade de professores supervisores da educação básica: estudo sobre um subprojeto de Química do Pibid-
Título: dc.titleThe invisibility of supervising teachers of basic education: a study on a Pibid's chemistry subproject-
Título: dc.titleLa invisibilidad de los profesores supervisores de educación básica: estudio de un subproyecto de Química del Pibid-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.