Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Albert Sabin Children’s Hospital | - |
Autor(es): dc.contributor | Center for Perfecting Sight See Hope Reviver (CAVIVER) | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Nathani C. | - |
Autor(es): dc.creator | Giacheti, Celia M. | - |
Autor(es): dc.creator | Couto, Maria C. H. do | - |
Autor(es): dc.creator | de Jesus, Stefany S. | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Erlane M. | - |
Autor(es): dc.creator | Verçosa, Islane M. C. | - |
Autor(es): dc.creator | Pinato, Luciana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:41:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:41:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-07-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3390/v16071003 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304887 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304887 | - |
Descrição: dc.description | AIM: Congenital Zika Virus Syndrome (CZS) presents notable hurdles to neurodevelopment, with language development emerging as a crucial aspect. This study investigates sleep patterns and language skills in children with CZS, aiming to explore the potential synchronization of sleep development with their neurodevelopment. METHOD: We studied cross-sectionally 135 children with CZS aged 0 to 48 months, investigating sleep using the BISQ Questionnaire. Language development was assessed using the Early Language Milestone Scale, while motor development and cognitive and social ability were assessed using the Bayley Scales of Infant and Young Child Development 3rd edition. We also studied longitudinally a cohort of 16 children (initially aged 0 to 12 months) whom we followed for four years, assessing at one-year intervals. RESULTS: Sleep disturbances and language deficits were highly frequent in this population. In the 0–12 months group, a late bedtime and frequent nighttime awakenings were associated with poorer auditory expressive skills. At 13–24 months, nighttime awakenings were associated with poorer auditory expressive skills, while among 25–36-month-olds decreased auditory receptive skills were associated with longer sleep onset latency and reduced nighttime sleep duration. CONCLUSION: The brain alterations caused by Zika virus infection affect both sleep disturbances and delays in language development. It is possible that sleep disturbance may be a mediating factor in the pathway between CZS and delayed language development, as the three analyzed language skills showed a correlation with sleep parameters. | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | Albert Sabin Children’s Hospital | - |
Descrição: dc.description | Center for Perfecting Sight See Hope Reviver (CAVIVER) | - |
Descrição: dc.description | Department of Speech Language and Hearing Sciences São Paulo State University (UNESP) | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 312322/2022-4 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: 316762/2021-0 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Viruses | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | language | - |
Palavras-chave: dc.subject | neurodevelopment | - |
Palavras-chave: dc.subject | sleep | - |
Palavras-chave: dc.subject | syndrome | - |
Palavras-chave: dc.subject | zika virus infection | - |
Título: dc.title | Association between Sleep and Language Development in Children with Congenital Zika Syndrome | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: