Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Saint Mary’s University | - |
Autor(es): dc.contributor | Dalhousie University | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Harper, Karen Amanda | - |
Autor(es): dc.creator | Yang, Jacqueline Renée | - |
Autor(es): dc.creator | Dazé Querry, Natasha | - |
Autor(es): dc.creator | Dyer, Julie | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Rafael Souza Cruz | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Milton Cezar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:31:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:31:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-04-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1007/s11258-023-01353-x | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304855 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304855 | - |
Descrição: dc.description | Although Atlantic Forest is diverse and heavily fragmented, little is known about the impact of edges created from fragmentation on forest structure and plant diversity. Our investigation of vegetation at agricultural edges aimed to determine edge width, to compare effects of edge influence and topography and to assess patterns of diversity. We collected data on forest structure, plant groups, plant families, and vertical vegetation structure in 2 × 2 m contiguous plots along 250 m transects across the edges of 24 fragments approx. 70 km west of São Paulo, Brazil. We used randomization tests to estimate the magnitude and distance of edge influence, generalized linear mixed models to assess the effect of topography, and wavelet analysis to evaluate spatial patterns. Although there was evidence of edge degradation (lower diversity and cover of most plant groups compared to interior forest) and edge sealing (abrupt changes at the edge particularly for leafy vertical diversity), edge influence did not extend very far with a distance of edge influence of 20 m or less for most variables. Less extensive edge influence compared to other tropical forests was not explained by topography (slope) but could be due to more extensive fragmentation and land use history. The use of multiple approaches to studying forest edges provided complementary information to improve our understanding of the structure of anthropogenic edges in Atlantic Forest. Signs of edge degradation suggest that edge influence should be considered in conservation planning even though edges are narrow. | - |
Descrição: dc.description | Canadian Network for Research and Innovation in Machining Technology, Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Graduate Studies, Dalhousie University | - |
Descrição: dc.description | Natural Sciences and Engineering Research Council of Canada | - |
Descrição: dc.description | College of Pharmacy, Dalhousie University | - |
Descrição: dc.description | Dalhousie University | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Medicine, Dalhousie University | - |
Descrição: dc.description | Mitacs | - |
Descrição: dc.description | Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) | - |
Descrição: dc.description | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | - |
Descrição: dc.description | Saint Mary’s University, 923 Robie St. | - |
Descrição: dc.description | Dalhousie University, 1355 Oxford Street | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University-UNESP, Av. 24A, 1515-Bela Vista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | São Paulo State University-UNESP, Av. 24A, 1515-Bela Vista, São Paulo | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2020/01779-5 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2021/08534-0 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2021/10195-0 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2021/10639-5 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: #2022/10760-1 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: #313016/2021-6 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: #402765/2021-4 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: #440145/2022-8 | - |
Descrição: dc.description | FAPESP: processes #2013/50421-2 | - |
Descrição: dc.description | CNPq: processes #442147/2020-1 | - |
Formato: dc.format | 361-371 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Plant Ecology | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Edge influence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Forest structure | - |
Palavras-chave: dc.subject | Spatial pattern | - |
Palavras-chave: dc.subject | Topographic influence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Wavelet analysis | - |
Título: dc.title | Limited influence from edges and topography on vegetation structure and diversity in Atlantic Forest | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: