Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidad César Vallejo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Señor de Sipán | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidad Nacional de Trujillo | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Alvarado-Silva, Carlos Alexis | - |
Autor(es): dc.creator | Gastiaburú-Morales, Silvia Yvone | - |
Autor(es): dc.creator | Gaytan-Reyna, Karina Liliana | - |
Autor(es): dc.creator | Gaytan-Reyna, Sassy Emperatriz | - |
Autor(es): dc.creator | de Azevedo Silva, Fernando | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:05:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:05:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-09-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36941/jesr-2023-0116 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304814 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304814 | - |
Descrição: dc.description | Using the 3D printing method as an engineering teaching tool has been intensifying and implemented throughout all the courses of the engineering career and even in research departments, this means that it not only fulfills the functions for those that were originally designed (manufacturing of parts) but as a support for the acquisition of other important skills in future engineers. The research has a quantitative approach, experimental design with a control and experimental group of 35 and 37 students respectively. For its execution, a pre-test and post-test have been used as instruments, which were applied to students of a Technical Drawing subject of the career of Mechanical-Electrical Engineering. The findings reveal that the proposed teaching strategy using 3D printed elements significantly improves the level of abstraction for the generation of orthogonal projections. After the experiment, the control group showed an improvement in average grades of 20.3%, this indicates that the application of traditional teaching improves the level of abstraction. In the case of the experimental group, a higher average of the grades was obtained with a 30.8% improvement, which means that the students felt more comfortable with the proposed teaching strategy. On the other hand, the proposal was well received by the students who participated in the session, as they stated through the satisfaction survey that they were 90% between satisfied and very satisfied. | - |
Descrição: dc.description | Research Department Universidad César Vallejo | - |
Descrição: dc.description | Mechanical-Electrical Engineering Department Universidad Señor de Sipán | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Department Universidad Nacional de Trujillo | - |
Descrição: dc.description | Mechanical Engineering Department Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Mechanical Engineering Department Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Formato: dc.format | 10-19 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Educational and Social Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | 3D Print | - |
Palavras-chave: dc.subject | Level of Abstraction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Orthogonal Projections | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical Drawing | - |
Título: dc.title | Development of a 3D Printing Strategy to Improve the Level of Abstraction in the Generation of Orthogonal Projections | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: