
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Escola Superior de Propaganda e Marketing | - |
| Autor(es): dc.contributor | Mitchell College of Business | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel, Marcelo Luiz Dias da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Hair, Joseph F. | - |
| Autor(es): dc.creator | da Silva, Dirceu | - |
| Autor(es): dc.creator | Braga, Sérgio Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T17:59:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T17:59:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2024240053.en | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304760 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304760 | - |
| Descrição: dc.description | Objective: errors are inevitable in the scholarly pursuit of truth, yet they are often seen as flaws rather than growth opportunities. This paper examines the tension between scholars’ inherent fallibility and rigorous academic research standards, particularly concerning quantitative methods such as exploratory factor analysis (EFA) and partial least squares structural equation modeling (PLS-SEM). The focus is on whether the academic community effectively balances the acceptance of errors as part of the learning process, with the relentless pursuit of truth and how this balance influences the advancement of knowledge within the context of evolving statistical tools needed to improve our understanding of complex global relationships. Provocations: if errors are fundamental to scientific progress, why does the academic community approach them with apprehension? This fear of mistakes may inhibit innovation, especially in fields such as quantitative methods research, where the stakes are high. Another question is whether the accessibility of user-friendly statistical software has led to a superficial understanding of complex methodologies, prioritizing convenience over depth. Conclusions: we advocate for a shift in how the academic community perceives errors toward viewing them as essential to the research process rather than as fatal flaws. Embracing a humble approach to pointing out mistakes and limitations, particularly with quantitative methods such as EFA and SEM, can create a more innovative and progressive research environment. We call for a cultural shift where constructive critiques are balanced with understanding our collective fallibility, with the ultimate goal of producing more impactful scholarship. | - |
| Descrição: dc.description | Escola Superior de Propaganda e Marketing, Rua Joaquim Távora, n. 1240, Vila Mariana, SP | - |
| Descrição: dc.description | University of South Alabama Mitchell College of Business, 5811 USA S Dr | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Educação, Rua Bertrand Russell, n. 801, Cidade Universitária, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, R. Domingos da Costa Lopes, n. 780, Jardim Itaipu, SP | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, R. Domingos da Costa Lopes, n. 780, Jardim Itaipu, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Revista de Administracao Contemporanea | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | academic rigor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | exploratory factor analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | quantitative methods | - |
| Palavras-chave: dc.subject | scientific fallibility | - |
| Palavras-chave: dc.subject | structural equation modeling (SEM) | - |
| Título: dc.title | Embracing Fallibility in Quantitative Research: Thoughts and Remarks on Exploratory Factor Analysis and beyond | - |
| Título: dc.title | Abarcando a Falibilidade na Pesquisa Quantitativa: Reflexões e Observações sobre a Análise Fatorial Exploratória e Além | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: