Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Tennessee | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Anderson Suzuki | - |
Autor(es): dc.creator | Muniz, Jorge | - |
Autor(es): dc.creator | Munyon, Timothy P. | - |
Autor(es): dc.creator | Eriksson, Kristina M. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:13:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:13:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.3233/ATDE240909 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304744 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304744 | - |
Descrição: dc.description | Although widely adopted around the globe, emerging evidence suggests that digitalization investments often underperform. One potential reason is that firms lack organizational readiness to adopt these new technologies. Thus, in this paper, we evaluate both digitalization implementation and digital readiness in the Brazilian auto industry to ascertain how readiness potentially impacts the implementation of new digital technologies and processes. In reviewing the literature on digital transformation in the global automotive sector, a lack of studies was identified on the level of readiness and maturity of the automotive sector in relation to digitalization and innovation brought out by the implementation of Industry 4.0 technologies. To address this gap, a digitalization protocol was drawn up with the aim of verifying the maturity of companies and understanding the degree of readiness for digital transformation. Subsequently, the research was applied to thirteen companies in the automotive sector, including vehicle and engine manufacturers, as well as automotive parts and systems subcontractors in the automotive supply chain. The contribution of this paper identified that the use of digital technologies increases the quality and results of work, facilitates the achievement of objectives, and offers a competitive advantage. Further’ advantages come from improving customer experience, increasing innovation through data analysis, improving manufacturing processes, and bringing greater employee engagement. Finally, it is highlighted that this study is aligned with the ninth Sustainable Development Goal (SDG) proposed by the United Nations: Industry, Innovation, and Infrastructure, which seeks to promote inclusive and sustainable industrialization and foster innovation. | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Engineering and Sciences Unesp | - |
Descrição: dc.description | Haslam College of Business University of Tennessee | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Engineering and Sciences Unesp | - |
Formato: dc.format | 598-607 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Advances in Transdisciplinary Engineering | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Automotive | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digital transformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Digitalization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Readiness | - |
Palavras-chave: dc.subject | Transdisciplinary engineering | - |
Título: dc.title | Brazilian Digital Transformation Readiness: A Transdisciplinary Engineering Approach in the Automotive Sector | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: