A participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação Ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorFraga, Lisiane Abruzzi De-
Autor(es): dc.creatorBonotto, Dalva Maria Bianchini-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T16:19:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T16:19:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1516-731320230036-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/304737-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304737-
Descrição: dc.descriptionWe believe that activities that promote an understanding of how different modes of production and culture affect the environment and the people who live together on this planet can help to improve the creation of socio-environmentally fair societies rather than hiding socio-environmental conflicts. The school is identified as a privileged space for this effort, and we aim to understand the potential and limits of people seeking wellness in society by examining the discourses of young students in basic education in activities involving socio-environmental issues. Students experienced different social roles through dramatized and debated characters and situations. Results indicate that there may be possibilities in the motion of discourses between stable ideological formations and everyday conversations, including the decolonization of knowledge, which implies a break of the generic and abstract interpretations of reality, as well as the interrelationship between knowledge, values, and participation, to overcome subjectivism and objectivity views regarding this issue.-
Descrição: dc.descriptionConsideramos que atividades que permitam compreender como os diferentes modos de produção e de cultura afetam o ambiente e as pessoas que compartilham a vida neste planeta, não ocultando os conflitos socioambientais e estimulando a participação social, podem potencializar a criação de sociedades socioambientalmente justas. Reconhecendo na escola um espaço privilegiado para esse trabalho, objetivamos compreender possibilidades e limites de ação das pessoas em sociedade visando o bem viver, por meio da análise dos discursos em atividades que envolvem problemas socioambientais vivenciados por estudantes da educação básica. Estudantes experimentaram diferentes papéis sociais por meio de personagens e situações dramatizadas e debatidas. Resultados indicaram que possibilidades podem surgir na movimentação de discursos entre as formações ideológicas estáveis e as conversações cotidianas, com a decolonização de saberes, implicando o rompimento com interpretações genéricas e abstratas da realidade, bem como o inter-relacionamento entre conhecimentos, valores e participação, para superar visões subjetivistas e objetivistas a respeito dessa problemática.-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.-
Relação: dc.relationCiência & Educação (Bauru)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectBasic education-
Palavras-chave: dc.subjectTheatre-action-
Palavras-chave: dc.subjectDiscourse analysis-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonization of knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação básica-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-ação-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do discurso-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonização de saberes-
Título: dc.titleA participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação Ambiental-
Título: dc.titleSocial actors’ involvement in discursive practices aimed at wellness-related in Environmental Education activities-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

Não existem arquivos associados a este item.