
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Fraga, Lisiane Abruzzi De | - |
| Autor(es): dc.creator | Bonotto, Dalva Maria Bianchini | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:19:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T16:19:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320230036 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304737 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304737 | - |
| Descrição: dc.description | We believe that activities that promote an understanding of how different modes of production and culture affect the environment and the people who live together on this planet can help to improve the creation of socio-environmentally fair societies rather than hiding socio-environmental conflicts. The school is identified as a privileged space for this effort, and we aim to understand the potential and limits of people seeking wellness in society by examining the discourses of young students in basic education in activities involving socio-environmental issues. Students experienced different social roles through dramatized and debated characters and situations. Results indicate that there may be possibilities in the motion of discourses between stable ideological formations and everyday conversations, including the decolonization of knowledge, which implies a break of the generic and abstract interpretations of reality, as well as the interrelationship between knowledge, values, and participation, to overcome subjectivism and objectivity views regarding this issue. | - |
| Descrição: dc.description | Consideramos que atividades que permitam compreender como os diferentes modos de produção e de cultura afetam o ambiente e as pessoas que compartilham a vida neste planeta, não ocultando os conflitos socioambientais e estimulando a participação social, podem potencializar a criação de sociedades socioambientalmente justas. Reconhecendo na escola um espaço privilegiado para esse trabalho, objetivamos compreender possibilidades e limites de ação das pessoas em sociedade visando o bem viver, por meio da análise dos discursos em atividades que envolvem problemas socioambientais vivenciados por estudantes da educação básica. Estudantes experimentaram diferentes papéis sociais por meio de personagens e situações dramatizadas e debatidas. Resultados indicaram que possibilidades podem surgir na movimentação de discursos entre as formações ideológicas estáveis e as conversações cotidianas, com a decolonização de saberes, implicando o rompimento com interpretações genéricas e abstratas da realidade, bem como o inter-relacionamento entre conhecimentos, valores e participação, para superar visões subjetivistas e objetivistas a respeito dessa problemática. | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências | - |
| Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Biociências | - |
| Formato: dc.format | - | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
| Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
| Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
| ???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Environmental education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Basic education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Theatre-action | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonization of knowledge | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro-ação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Decolonização de saberes | - |
| Título: dc.title | A participação de atores sociais visando o bem viver nas práticas discursivas apresentadas em atividades de Educação Ambiental | - |
| Título: dc.title | Social actors’ involvement in discursive practices aimed at wellness-related in Environmental Education activities | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: