Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | West Paraná State University | - |
Autor(es): dc.creator | Roio, Marcos Del | - |
Autor(es): dc.creator | Neres, Geraldo Magella | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:50:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:50:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1163/26667185-bja10025 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304669 | - |
Descrição: dc.description | The Gramscian proposition of the “modern Prince”, like most of the concepts elaborated by Gramsci in the Prison Notebooks, has always been open to interpretative controversy. These exegetical controversies stem from two main factors: the fragmentary nature of the prison writings and the method of work employed by Gramsci. The aim of this article is to apply the methodological perspective of “social contextualism” to the understanding of the Gramscian concept of the modern Prince. There is a threefold advantage in applying this methodology to the reading of Gramsci’s political theory: 1) it allows one to grasp the unitarity between theory and practice in Gramscian political elaboration, linking the militant Gramsci with the theoretical Gramsci (the pre-prison and prison writings); 2) it allows one to identify how the theory of the party present in the “Lyon Theses” was maintained and further developed in the Prison Notebooks; and, consequently, iii) it further allows one to identify the proposition of the modern Prince as the most advanced development of a theory of the party that had already been conceived by Gramsci in the period before his imprisonment. | - |
Descrição: dc.description | College of Philosophy and Sciences São Paulo State University | - |
Descrição: dc.description | West Paraná State University | - |
Descrição: dc.description | College of Philosophy and Sciences São Paulo State University | - |
Formato: dc.format | 11-33 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Notebooks: The Journal for Studies on Power | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gramsci | - |
Palavras-chave: dc.subject | modern Prince | - |
Palavras-chave: dc.subject | political theory | - |
Palavras-chave: dc.subject | revolutionary party | - |
Título: dc.title | Gramsci’s “Modern Prince” and the Contingencies of Political Struggle | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: