Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Londrina (UEL) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense (UFF) | - |
Autor(es): dc.creator | Alencar, Maira Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Tognoli, Natalia Bolfarini | - |
Autor(es): dc.creator | Cervantes, Brigida Maria Nogueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:55:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:55:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.30.137375 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304589 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304589 | - |
Descrição: dc.description | In the international context, the discourse community Archival Education Research Initiative, made up of faculty members and students in the field of archives, works with a focus on the educational and research dimension, guiding the debate on historically marginalized communities and how they are (under)represented in archives. Considering that this debate has also been taking place in the Brazilian context in recent years, this paper aims to characterize this discursive community based on its actors and their scientific productions. The methodology employed is exploratory and descriptive. Domain Analysis was used through two lenses: (a) epistemic, focusing on the biography of the community members, and (b) scientific production, focusing on the publications of its members in the period 2008-2021. The results were systematized along two axes: the epistemic profile, which is a biographical aspect, and the scientific structure profile. The members' biographies cover two dimensions: research dealing with community archives, human rights, critical theory, social justice, and post-colonialism, and research dealing with archival dimensions concerning information and communication technologies and knowledge organization. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Londrina, Londrina, PR, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Fluminense, Niteroi, RJ, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 25 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Rio Grande Sul, Fac Biblioteconomia & Comunicacao | - |
Relação: dc.relation | Em Questao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Archival Education Research Initiative | - |
Palavras-chave: dc.subject | archival science | - |
Palavras-chave: dc.subject | critical archival studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | domain analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | discourse community | - |
Título: dc.title | Discourse communities on archival education and research: a domain analysis of the Archival Education and Research Initiative - AERI (2008-2021) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: