Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Novaes, Joana Inês | - |
Autor(es): dc.creator | Gonçalves, Harryson Júnio Lessa | - |
Autor(es): dc.creator | Santana, Marcela Lopes De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:50:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:50:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1516-731320240012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304565 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304565 | - |
Descrição: dc.description | This article examines the current core curriculum for Bolivian children’s education, known as the Initial Education Study Program in a Schooled Community Family, in terms of its overall structure and, more specifically, how mathematics is taught. The discussions are conducted based on authors who have researched colonial and mathematical themes in children's education. The legislation describes the curriculum as a decolonizing and liberating tool for articulating local culture while allowing society to influence decision-making concerning educational policies. The curriculum of mathematical education emphasizes intraculturality and interculturality through guiding themes, allowing for the rebuilding of family and community knowledge, facilitating cultural dialogue, ensuring the visibility and exchange of other epistemic logics, and contributing to the construction of decolonized thought. | - |
Descrição: dc.description | Discute-se o atual currículo-base da educação infantil boliviana denominado Programa de Estudio Educación Inicial en Familia Comunitaria Escolarizada, sua organização geral e, em especial, como a matemática é nele desenvolvida. As discussões foram amparadas nos estudos realizados por autoras/es cujos estudos versam sobre as temáticas descoloniais e a matemática na educação infantil. O currículo é descrito pela legislação como um instrumento descolonizador e libertador, por articular a cultura local com a participação da sociedade, na tomada de decisões nas políticas educacionais. A educação matemática articulada no currículo destaca, por meio das temáticas orientadoras, aspectos da intraculturalidade e da interculturalidade, criando possibilidades para que os saberes da família e da comunidade sejam reconhecidos. Isso permite o diálogo entre culturas, garantindo a visibilidade e o intercâmbio de outras lógicas epistêmicas, contribuindo para a construção de um pensamento descolonial. | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira | - |
Formato: dc.format | - | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | - |
Relação: dc.relation | Ciência & Educação (Bauru) | - |
Direitos: dc.rights | info:eu-repo/semantics/openAccess | - |
???dc.source???: dc.source | SciELO | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercultural curriculum | - |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonization | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultural exchange | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo intercultural | - |
Palavras-chave: dc.subject | Descolonização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intercâmbio cultural | - |
Título: dc.title | A Educação Matemática no currículo infantil boliviano | - |
Título: dc.title | Mathematics education in the Bolivian children's curriculum | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: