Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Faculdade de Medicina de Marília | - |
Autor(es): dc.creator | Tédde, Claudia | - |
Autor(es): dc.creator | Nonato, Ana Carolina | - |
Autor(es): dc.creator | Medeiros, Rodolfo de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | de Castro, Rosane Michelli | - |
Autor(es): dc.creator | Higa, Elza de Fátima Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:06:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:06:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-10-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.18.2023.e874 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304488 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304488 | - |
Descrição: dc.description | Among the Brazilian Unified Health System (SUS)’s principles, integrality is one of the most important, but its implementation has proven to be a complex challenge for the effective SUS consolidation. In this sense, regarding the training of health professionals, the National Curriculum Guidelines (DCN) point to the need for curricular adequacy in the areas of health. Objective: To analyze the understanding and practice of physiotherapists who work in Primary Health Care (PHC) in a city in the interior of the State of São Paulo, Brazil, regarding care from the perspective of integrality. Methods: Field research, with a qualitative and quantitative approach based on the Theory of Social Representations. Fifteen physiotherapists participated, whose data were obtained from four open questions. 15 central ideas emerged, distributed in four representative tables of the central ideas and discourses of the collective subject; in this study, the results and discussions regarding the practice of care by these professionals will be presented from integrality’s perspective. Results: The study found that PHC physiotherapists perform their assistance from the perspective of integrality in their daily lives, favoring active listening and valuing not only physical symptoms, but also emotional ones. In addition, they develop an integral care based on the promotion of patients' autonomy, valuing expanded listening, that is, active listening. Final considerations: Physical therapists have care practices aimed at the entire population; however, although there is a transformation movement, it is still necessary to advance in the training of professionals and in the dissemination of reflections on the theme to improve physical therapy assistance, as recommended by the SUS and the DCN. | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Medicina de Marília | - |
Descrição: dc.description | Faculdade de Filosofia e Ciências Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | New Trends in Qualitative Research | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrality in Health | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physiotherapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Primary Health Care | - |
Título: dc.title | DEVELOPMENT OF CARE IN A COMPREHENSIVE PERSPECTIVE: ANALYSIS OF THE PRACTICE OF PHYSIOTHERAPISTS IN PRIMARY HEALTH CARE | - |
Título: dc.title | DESENVOLVIMENTO DO CUIDADO NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE: ANÁLISE DA PRÁTICA DE FISIOTERAPEUTAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: