Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira da Silva, Matheus Estevao | - |
Autor(es): dc.creator | Antonelli Marcelino Brabo, Tania Suely | - |
Autor(es): dc.creator | Morais, Alessandra de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:09:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:09:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.5585/41.2022.22463 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304401 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304401 | - |
Descrição: dc.description | The objective is to analyze the conceptions of undergraduate students in Pedagogy, from a public university in Sao Paulo, about gender. Data collected through an open questionnaire was used, using the Free Word Association Technique (TALP). The participants consisted of 165 undergraduates enrolled in the initial and final years of the course. A word association test was generated in which the words associated with gender had their evocation frequency calculated and were grouped according to their meaning parity. Six conceptions were created: gender in 1) polysemic conception; 2) biologizing; 3) critical-social; 4) identity; 5) religious-radical; and 6) associated with sexuality; being the most predominant, with more words evoked and more frequently, the identity and critical-social conceptions. The results revealed that the theme, being conceived in different ways, varies from less emancipatory perspectives to others more potential for the development of a pedagogical work that addresses gender at school. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias & Filosofias FFC, Educ, Campus Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias Letras FCL, Educ, Campus Assis, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias & Filosofias FFC, Educ, Campus Marilia, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Ciencias Letras FCL, Educ, Campus Assis, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 24 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Nove Julho | - |
Relação: dc.relation | Dialogia | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | education | - |
Palavras-chave: dc.subject | genre | - |
Palavras-chave: dc.subject | teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | pedagogy | - |
Palavras-chave: dc.subject | free association of words | - |
Título: dc.title | Conceptions on gender of undergraduate students in Pedagogy from the Free Association of Words | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: