
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Adamantina University Center (FAI) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | University Health Network | - |
| Autor(es): dc.contributor | Centro Universitario UNA | - |
| Autor(es): dc.creator | da Cruz, Mayara Moura Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | de Melo Ghisi, Gabriela Lima | - |
| Autor(es): dc.creator | Grigoletto, Isis | - |
| Autor(es): dc.creator | Vanzella, Lais Manata | - |
| Autor(es): dc.creator | da Cruz, Murilo Reis Alves | - |
| Autor(es): dc.creator | Gonzaga, Luana Almeida | - |
| Autor(es): dc.creator | Franco, Marcia Rodrigues | - |
| Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Luiz Carlos Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:55:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:55:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-01 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.12968/ijtr.2024.0043 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304327 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304327 | - |
| Descrição: dc.description | Background/Aims Cardiovascular rehabilitation is a secondary preventative care model for outpatients. Despite its benefits, cardiac rehabilitation is greatly underused. Virtual reality‑based therapy could be a complementary treatment for traditional cardiac rehabilitation which promotes physical activity, enhancing motivation and increasing adherence to rehabilitation programmes. This qualitative study examined physiotherapists’ perceptions toward using virtual reality‑based therapy based on exergames as part of cardiac rehabilitation programmes. Methods This qualitative study used focus groups to evaluate the perceptions of nine physiotherapists who have used virtual reality‑based therapy with exergames in cardiac rehabilitation. Results Participants’ attitudes towards virtual reality‑based therapy were overall positive, and found it could improve patients’ adherence to a cardiac rehabilitation programme. Barriers to VRBT were also identified, including technical difficulties, patients being insecure about using a new therapeutic modality and managing the level of effort during the session. Suggestions for improvements included training for clinical staff, and having a introductory session for patients to help get used to the therapy and to find out what games they would prefer to play. Conclusions Virtual reality‑based therapy can provide a change from the traditional treatment routine; however, there are some barriers, including potential safety concerns and technical issues. Feedback on haemodynamic parameters and identification of signs and symptoms of a cardiac event could be incorporated into games made specifically for patients undergoing cardiac rehabilitation. Implications for practice Finding different ways to engage patients is needed. Based on the perceptions of physiotherapists from this study, VRBT could be one of the solutions to reach these goals for patients receiving cardiac rehabilitation. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy Adamantina University Center (FAI) | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy São Paulo State University School of Technology and Sciences | - |
| Descrição: dc.description | Toronto Rehabilitation Institute University Health Network | - |
| Descrição: dc.description | Physical Education São Paulo State University School of Technology and Sciences | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy Centro Universitario UNA | - |
| Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy São Paulo State University School of Technology and Sciences | - |
| Descrição: dc.description | Physical Education São Paulo State University School of Technology and Sciences | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | International Journal of Therapy and Rehabilitation | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gait | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Neurological rehabilitation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Physical therapists | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Stroke | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Workplace | - |
| Título: dc.title | Perceptions of physiotherapists about virtual reality using exergames in cardiovascular rehabilitation: a qualitative study | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: