Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Viçosa (UFV) | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Sandra Regina Garijo de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Flavia Goncalves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T18:25:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T18:25:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304316 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304316 | - |
Descrição: dc.description | It is essential that teacher graduation courses address inclusion more forcefully, as in legal aspects as in knowledge about how to adapt pedagogical strategies. Generally, in the graduation courses of physical education teachers, the Adapted Physical Education (EFA) subject makes such approach, but despite its importance, it is understood that this is instrumental, requiring a theory of development and learning that excels in the capacity of individuals, not their limitations. Thus, the purpose of this theoretical article is to explain some contributions of Vygotski's theory propositions to the EFA, especially the understanding of development and learning focused on the disabled individuals' capability. After analysis of several articles addressing this issue, it is argued that this conception should not be restricted to EFA and that it should not be the unique to address adaptations for teaching Physical Education for people with disabilities, but all disciplines that includes the corporal culture theory. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ Fis, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Ciencias Motricidade, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Vales Jequitinhonha & Mucuri, Teofilo Otoni, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Psicol, Campus Bauru SP, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Educ Fis, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Ciencias Motricidade, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Psicol, Campus Bauru SP, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Fac Med, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 265-280 | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Fundacao Univ Tocantins | - |
Relação: dc.relation | Humanidades & Inovacao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adapted Physical Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vigotski | - |
Palavras-chave: dc.subject | Corporal Culture | - |
Título: dc.title | ADAPTED PHYSICAL EDUCATION AND HISTORICAL-CULTURAL PSYCHOLOGY: A POSSIBLE ENCOUNTER | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: