Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | de Souza Cavina, Allysiê Priscilla | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Natália Medeiros | - |
Autor(es): dc.creator | Junior, Eduardo Pizzo | - |
Autor(es): dc.creator | Vendrame, Julia Waszczuk | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Gabriel Martins | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva Brandão, Guilherme Henrique | - |
Autor(es): dc.creator | Pimenta, Gabriella Souza Oliveira Meireles | - |
Autor(es): dc.creator | da Silva, Gabriel Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Pastre, Carlos Marcelo | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Franciele Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T21:46:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T21:46:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-06-01 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1016/j.jbmt.2025.01.011 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304315 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304315 | - |
Descrição: dc.description | Introduction: cardiovascular and autonomic adjustments occur during and after physical exercise, and exercise intensity can directly influence the magnitude of these adjustments. Therefore, it is important to analyze post-exercise recovery to provide better guidance for prescription strategies. Objective: to analyze autonomic behavior during post-exercise recovery after the Pilates method at different intensity levels. Methods: in total, 24 healthy young men were included in this study. The participants underwent 12 weeks of Pilates training. The exercises were progressive between beginners, intermediate, and advanced levels. Post-exercise autonomic behavior was analyzed using vagal indices of heart rate variability. Descriptive statistics were adopted with Repeated Measures Analysis of Variance and the Bonferroni correction. Results: for intermediate and advanced levels, a decrease in vagal modulation was observed (p < 0.05) in the first 5 min after exercise compared to rest, represented by the rMSSD and SD1 indices. Conclusion: intermediate and advanced exercise reduced parasympathetic modulation in the initial minutes of post-exercise recovery. The beginner level did not promote changes in autonomic behavior immediately after the exercise session. | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Physiotherapy Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Descrição: dc.description | Graduate in Physiotherapy Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Movement Sciences Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Physiotherapy Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Descrição: dc.description | Graduate in Physiotherapy Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Descrição: dc.description | Postgraduate Program in Movement Sciences Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Descrição: dc.description | Department of Physiotherapy Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente, SP | - |
Formato: dc.format | 471-476 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Journal of Bodywork and Movement Therapies | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exercise therapy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Heart rate determination | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parasympathetic nervous system | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pilates based exercises | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recovery of function | - |
Título: dc.title | Vagal modulation after training at different levels of the Pilates method | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: