
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
| Autor(es): dc.creator | Archangelo, Ana | - |
| Autor(es): dc.creator | Villela, Fabio Camargo Bandeira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T23:27:11Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T23:27:11Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-31 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1057/s41282-024-00503-y | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304312 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304312 | - |
| Descrição: dc.description | This study examines how Brazilian schools received students post the Covid-19 pandemic, drawing on Ferenczi’s notion of the unwelcome child and subsequent scholarly developments. It includes an exposition of Ferenczi’s concept and its intersections with other scholars’ work; a contextualization of the pandemic’s impact on Brazilian children; presentation of data illustrating students’ initial enthusiasm, their inclination to share experiences of loss with teachers, and the educational institution’s response to this demand; and an analysis of schools’ potential to serve as healing space that embraces students and support their path to subjectivization. | - |
| Descrição: dc.description | Department of Educational Psychology Faculty of Education University of Campinas UNICAMP, Rua Dr. Antônio Hossri, 861, SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education São Paulo State University UNESP, Rua Roberto Simonsen, 305, SP | - |
| Descrição: dc.description | Department of Education São Paulo State University UNESP, Rua Roberto Simonsen, 305, SP | - |
| Idioma: dc.language | en | - |
| Relação: dc.relation | Psychoanalysis, Culture and Society | - |
| ???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Covid-19 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | psychic survival | - |
| Palavras-chave: dc.subject | schools | - |
| Palavras-chave: dc.subject | unwelcome child | - |
| Título: dc.title | Ferenczi’s unwelcome child and psychic survival in schools after the COVID-19 pandemic | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: