VÍRGULAS EM TEXTOS DE ALUNOS DE 11 A 15 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO LONGITUDINAL

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista (UNESP)-
Autor(es): dc.creatorTenani, Luciani-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Tainan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-08-21T17:44:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-08-21T17:44:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-04-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-07-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/1981-5794-e16232-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/11449/304245-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304245-
Descrição: dc.descriptionNeste artigo, objetivamos analisar presenças e ausências de vírgulas em uma amostra longitudinal de textos do gênero relato escritos por alunos de 11 a 15 anos do Ensino Fundamental II de uma escola no interior do estado de São Paulo. Partimos da hipótese de que a vírgula é empregada não só em razão de fronteiras sintáticas, mas também prosódicas. Os constituintes prosódicos são formados a partir de informações sintáticas e fonológicas, segundo princípios definidos no modelo teórico da Fonologia Prosódica. A caracterização de presenças convencionais e de ausências não convencionais das vírgulas foi feita a partir da identificação de fronteiras sintáticas em que deveriam ou poderiam ser colocadas vírgulas, tomando-se como referência uma gramática da língua portuguesa. Os resultados apontaram que a presença convencional da vírgula aumentou durante os anos de escolarização, como esperado. Porém, as taxas de presença e de ausência da vírgula se alteraram a depender do tipo de estrutura sintática e de haver fronteira de frase entoacional. As presenças da vírgula ocorreram em posições que predominantemente coincidiram com fronteiras de frase entoacional que também eram fronteiras sintáticas de orações. Já as ausências da vírgula ocorreram sistematicamente em posições que não apresentaram coincidência entre fronteiras sintáticas e prosódicas.-
Descrição: dc.descriptionConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)-
Descrição: dc.descriptionCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)-
Descrição: dc.descriptionFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionUniversidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas-
Descrição: dc.descriptionCNPq: 304.736/2021-0-
Descrição: dc.descriptionCAPES: 001-
Descrição: dc.descriptionFAPESP: 16/25504-0-
Formato: dc.format--
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-
Relação: dc.relationAlfa: Revista de Linguística (São José do Rio Preto)-
Direitos: dc.rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess-
???dc.source???: dc.sourceSciELO-
Palavras-chave: dc.subjectVírgulas-
Palavras-chave: dc.subjectsintaxe-
Palavras-chave: dc.subjectprosódia-
Palavras-chave: dc.subjecttextos escolares-
Palavras-chave: dc.subjectensino fundamental II-
Título: dc.titleVÍRGULAS EM TEXTOS DE ALUNOS DE 11 A 15 ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II: UM ESTUDO LONGITUDINAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Unesp

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