Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | York University | - |
Autor(es): dc.contributor | University Health Network | - |
Autor(es): dc.contributor | Shahid Sadoughi University of Medical Sciences | - |
Autor(es): dc.contributor | Adamantina University Center | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | University of Toronto | - |
Autor(es): dc.creator | Grace, Sherry L. | - |
Autor(es): dc.creator | Ghanbari, Mahdieh | - |
Autor(es): dc.creator | Cruz, Mayara Moura Moura Alves da | - |
Autor(es): dc.creator | Vanderlei, Luiz Carlos Marques | - |
Autor(es): dc.creator | Ghisi, Gabriela Lima de Melo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:34:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:34:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1136/bmjopen-2024-090261 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304121 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304121 | - |
Descrição: dc.description | Objective To test the measurement properties of the revised version of the English Cardiac Rehabilitation Barriers Scale (CRBS-R), suitable for hybrid delivery, structural validity, internal reliability, as well as face, cross-cultural, construct and criterion validity were assessed. Design Cross-sectional study, where participants completed an online survey via Qualtrics (2023-2024). Setting Multicentre, with cardiac rehabilitation (CR) programmes recruiting patients globally; most patients stemmed from a hybrid programme in Iran and supervised programme in Brazil. Participants Participants include inpatients or outpatients with a cardiovascular diagnosis or procedure that is indicated for participation in CR. Measures In addition to sociodemographic and CR use items, the 21-item CRBS-R was administered. It assesses multilevel barriers and was revised based on a literature review. Responses range from 1 to 5, with higher scores indicating greater barriers. Results 235 patients participated from all 6 WHO regions. Items were rated as highly applicable, and open-ended responses revealing no key barriers were omitted, supporting face and cross-cultural validity. Cronbach's α for the total CRBS-R was 0.82. Principal components analysis resulted in the extraction of 4 components, which collectively accounted for 60.5% of the variance and were all internally consistent. Construct validity was supported by associations of total CRBS scores with work status (p = 0.04), exercise history (p = 0.01) and social support (p = 0.03). Total CRBS-R scores were significantly lower in patients who were referred and enrolled versus those who were not (both p≤0.01), confirming criterion validity. Conclusions The CRBS-R is a reliable and valid scale comprising four subscales, applicable to hybrid CR across diverse settings. It can serve as a valuable tool to support identification of patient's CR barriers, to optimise secondary prevention utilisation globally. | - |
Descrição: dc.description | Faculty of Health York University | - |
Descrição: dc.description | KITE Research Institute University Health Network | - |
Descrição: dc.description | Yazd Cardiovascular Research Center Non-communicable Diseases Research Institute Shahid Sadoughi University of Medical Sciences | - |
Descrição: dc.description | Adamantina University Center, Adamantina | - |
Descrição: dc.description | School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), Presidente Prudente | - |
Descrição: dc.description | Department pf Physical Therapy University of Toronto | - |
Descrição: dc.description | School of Technology and Sciences São Paulo State University (UNESP), Presidente Prudente | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | BMJ Open | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cardiovascular Disease | - |
Palavras-chave: dc.subject | Health Services Accessibility | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychometrics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surveys and Questionnaires | - |
Título: dc.title | Psychometric validation of the Cardiac Rehabilitation Barriers Scale Revised (CRBS-R) for hybrid delivery | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: