Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Unisinos | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Wietchikoski, Luciana | - |
Autor(es): dc.creator | Milani, Livia Peres | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:47:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:47:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/0034-7329202400101 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304108 | - |
Descrição: dc.description | In recent years, U.S. government agencies have defined the Chinese presence in Latin America as a challenge, which has organized foreign policy towards the region. Departing from a neo-Gramscian approach, this paper investigates the bibliographical production of U.S. think tanks and seeks to understand the construction of consensus about the Chinese presence in Latin America. The methodology is based on content analysis and we identified two main narratives: in the first, the Chinese presence is presented as a threat to U.S. regional hegemony; in the second, the Chinese adaptation to liberal precepts is sought. There are therefore nuances in how the Chinese power is perceived, although the discourses remain restricted to the promotion of capitalism and neoliberalism under U.S. leadership. | - |
Descrição: dc.description | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | - |
Descrição: dc.description | Unisinos, RS | - |
Descrição: dc.description | Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, SC | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, SP | - |
Descrição: dc.description | Universidade Estadual Paulista Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais, SP | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.310463/2018-00 | - |
Descrição: dc.description | CAPES: 88887.583366/2020-00 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Relação: dc.relation | Revista Brasileira de Politica Internacional | - |
???dc.source???: dc.source | Scopus | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hegemony | - |
Palavras-chave: dc.subject | Latin America | - |
Palavras-chave: dc.subject | think tanks | - |
Palavras-chave: dc.subject | U.S. foreign policy | - |
Título: dc.title | US Hegemony in Latin America: Think Tanks and the Formation of Consensus about the Chinese Presence | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: