Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) | - |
Autor(es): dc.creator | Ancanello, Juliana Venancio | - |
Autor(es): dc.creator | Casarin, Helen de Castro Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Furnival, Ariadne Chloe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T19:22:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T19:22:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1808-5245.29.125782 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304099 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304099 | - |
Descrição: dc.description | This study analyzes the main approaches and authors of publications about Information Literacy related to fake news and disinformation indexed in the databases Base de Dados Referenciais de Artigos de Periodicos em Ciencia da Informacao, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertacoes and Catalogo de Teses e Dissertacoes CAPES until 2021. The corpus of analysis consisted of 32 items. The study demonstrates a growing trend in the number of publications from 2018 onwards. As for the content, the publications were grouped into seven categories and the category with the largest number of studies includes papers about information and health in the context of fake news and disinformation related to information literacy. It was shown that the complexity regarding the different approaches to information literacy related to the equally complex phenomenon of disinformation and fake news reveals that it is an emerging study theme in the area, guaranteed through theoretical studies and applied to different groups, to mitigate the effects of fake news and disinformation. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Fed Sao Carlos, Sao Carlos, SP, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Paulista, Marilia, SP, Brazil | - |
Formato: dc.format | 24 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Univ Federal Rio Grande Sul, Fac Biblioteconomia & Comunicacao | - |
Relação: dc.relation | Em Questao | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information Literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | fake news | - |
Palavras-chave: dc.subject | disinformation | - |
Palavras-chave: dc.subject | scientific production | - |
Título: dc.title | Information Literacy, fake news and disinformation: research analysis in the Brazilian context | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: