Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Tiago Fernado Alves de | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Eder Pires de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-08-21T20:28:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-08-21T20:28:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-04-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-12-31 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://dx.doi.org/10.25749/sis.27551 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/11449/304028 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/11449/304028 | - |
Descrição: dc.description | This article aims to present and discuss the contributions of the use of multisensory materials in the development of students with autism in science classes. For this purpose, this study presents an inquiry-based teaching approach in which a toy car moves on an inclined plane. Teaching/learning situations were used in which the concepts of force and movement were explored. As instruments for data collection, audio records were used, which were later transcribed and annotated in field notebooks. The data obtained were tabulated and categorized according to the distinct stages of a Content Analysis. The multisensory materials contributed to the teaching/learning process of the students by contemplating different perceptive styles, such as the visibility and sound effects of the toy car. The manipulation of objects provided group work and the development of social and psychomotor skills. Through the activity, the learners shared and reformulated hypotheses about the physical phenomena presented. | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Julio de Mesquita Filho, Fac Ciencias, Dept Educ, Campus Bauru, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Julio de Mesquita Filho, Fac Engn, Dept Fis & Quim, Campus Ilha Solteira, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Julio de Mesquita Filho, Fac Ciencias, Dept Educ, Campus Bauru, Sao Paulo, Brazil | - |
Descrição: dc.description | Univ Estadual Julio de Mesquita Filho, Fac Engn, Dept Fis & Quim, Campus Ilha Solteira, Sao Paulo, Brazil | - |
Formato: dc.format | 141-165 | - |
Idioma: dc.language | en | - |
Publicador: dc.publisher | Inst Educacao Univ Lisboa | - |
Relação: dc.relation | Sisyphusjournal Of Education | - |
???dc.source???: dc.source | Web of Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | autism | - |
Palavras-chave: dc.subject | science | - |
Palavras-chave: dc.subject | multisensory | - |
Palavras-chave: dc.subject | inquiry-based teaching approach | - |
Palavras-chave: dc.subject | force and movement | - |
Título: dc.title | SENSORY EXPERIENCES OF AUTISTIC PEOPLE AND SCIENCE TEACHING | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Unesp |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: